No dia 13 de outubro, os alunos da escola Angelo Chiele foram convidados para uma palestra na UCS (Universidade de Caxias do Sul), núcleo de Farroupilha. É claro que muitos não foram por causa da falta de interesse, mas também não sabem o que perderam.
De fato, quando se fala em palestra, vem à mente aquela coisa chata, onde metade da turma dorme e a outra cochila, mas esta palestra foi bem diferente disto. O jornalista que deu a palestra, Manoel Soares, fez esse ar de chatice desaparecer em segundos, quando começou a falar, e transformou todo aquele ar em risadas e é claro mais conhecimento.
Bem, o motivo desta palestra foi a violência que há contra crianças e adolescentes, um motivo realmente especial e que deve ser mais avaliado e discutido. Bem, como se imaginava, ele falou sobre os perigos, as aventuras, as emoções, as mudanças e outras coisas que acontecem na vida de uma criança ou de um adolescente. Falou também da sua infância e da sua adolescência, e de como todo o cuidado que a mãe dele tinha nessa sua fase afetou e para melhor a vida dele.
Contou suas experiências e também disse como ele vê a criança e adolescente hoje e como ele via o mundo naquela época. Muitos desses pensamentos eram bem parecidos com os que nós, jovens, temos hoje, afirmando mais uma vez que essa fase é igual para todo mundo.
O que todos nós tiramos de bom no final da palestra foi que nós não precisamos ser sempre quietos e sempre fazer coisas, que quando crescermos a gente fique pensando que nunca se arrependeu de fazer aquilo e faria mais uma vez, mas é claro que isto vale só para coisas boas, para outras coisas a gente deve pensar muito bem e tomar as medidas certas.