A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 31 de maio de 2011

         EMAC EM DESTAQUE NOVAMENTE
Premiação Agrinho 2010
Ex-aluna da Escola Júlia Marchet foi uma das vencedoras do concurso realizado pelo Programa Agrinho 2010 na categoria regional.
No final do ano passado, a professora Elenára Pereira Santos, após desenvolver atividades sugeridas pelo Projeto Agrinho, que aprofundava conhecimentos sobre o tema “Trabalho e Consumo”, selecionou o texto de Júlia, aluna da 8ª série na época, para representar a escola no concurso. E, no início de maio, em solenidade realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com a presença de autoridades do município, o supervisor do Agrinho entregou premiação aos alunos vencedores da etapa regional, que envolveu 32 municípios da serra gaúcha. A aluna Júlia, da EMAC, Ricardo Ângelo Roman, da 8ª série da Escola Nossa Senhora de Caravaggio e Natali de Gaspari, do 3º ano da Escola Padre Vicente Bertoni receberam uma bicicleta. As professoras envolvidas no projeto também tiveram seu empenho reconhecido, cada uma recebeu um aparelho de CD.
Veja mais em:


PRÁTICA

 Nesta reportagem resolvemos falar sobre a prática que a turma 601 fez com a professora Lilian.

A professora determinou onde cada aluno deveria sentar para não haver muita conversa. A turma realizou a prática no Laboratório de Ciências da escola. Lá observaram insetos com o auxilio de uma lupa. Em cada mesa havia dois insetos diferentes. Após observá-los, eles desenharam os insetos que havia em suas mesas. Ensinou aos alunos que é muito comum as pessoas falarem que insetos têm patas, mas, na verdade, a forma correta de falar são pernas, ensinou também que as pernas dos insetos saem do tórax, e com isso os alunos observaram que no livro de ciências também estava escrito errado. Assim a turma acabou ficando interessados pelo assunto, e tendo um conhecimento cada vez melhor sobre a vida dos animais.
    Para a turma, foi uma aula muito interessante, pois,  além de ser muito legal ter uma aula no  laboratório,  a turma pôde ouvir  as explicações e também observar os insetos  para depois desenhar em seus cadernos.



Turma 601 no Laboratório de Ciências

 

SÃO JOÃO ESTÁ CHEGANDO

A festa de São João está chegando à EMAC com muita alegria e diversão. Será realizada no dia 10 de junho de 2011, apartir das 16 horas, no salão da escola. Nesta festa teremos comidas e bebidas, brincadeiras, músicas e apresentações dos alunos, tudo conforme a tradição! Ah, também haverá uma pesca recheada de brindes, mas para isso precisamos que você traga muuuuuuuitos brindes para nossa pesca ser um sucesso! Te esperamos lá...    
HISTÓRIA ILUSTRADA
 A Professora Ângela e a Professora Valesca estão produzindo, com os alunos das 7ª séries, em dupla, uma história ilustrada que terá dois finais totalmente diferentes. Antes de produzir a história no computador, os alunos tiveram que produzir um texto sobre super- heróis, que foi avaliado e corrigido pela professora de Português para, depois de pronto, ser ilustrado no Laboratório de Informática. A turma está tendo uma aula semanal no Laboratório onde escolheu os personagens, os cenários para produzir as histórias ilustradas, além de ter que incluir links que conduzam aos diferentes finais. Agora, a partir da próxima semana, as duplas apresentarão seus trabalhos aos colegas.

DIRETORA NO LIMIT
A diretora da EMAC participou, neste final de semana, do programa LIMIT (Encontro de Lideranças). Aconteceu no último sábado dia 28, no Hotel Samuara. O LIMIT está por todo o Brasil, mudando e motivando a sua vida.
Saiba mais, http://napoleonhill.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Napoleon_Hill

 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gincanas Coloniais
No dia 21 de maio, ocorreu na Vicentina, 1º distrito de Farroupilha, o XXI  Gincana Colonial de Farroupilha.
Com a participação de 10 equipes, o evento foi um sucesso. No turno da manhã, iniciou-se o futebol 7 feminino e masculino, junto com voleibol, e claro, outras atividades.  Ao meio dia houve almoço para quem quisesse almoçar lá, porém tendo que pagar 18 reais. À tarde, as atividades continuaram até mais ou menos 19h, concluindo com a entrega de medalhas e troféus aos ganhadores.
Esperamos que no ano que vem o evento seja um sucesso, como foi neste ano de 2011. Já sabemos  que  local das tarefas será outro.

SITUAÇÃO DA MULHER NO MUNDO

Imagem produzida por Rafaela Rizzi, turma 701
                Na segunda feira, dia 23 de maio, as 7ª séries fizeram um debate, proposto pelo livro didático de Português, sobre a situação das mulheres em várias partes do mundo. As meninas pesquisaram e depois falaram sobre a discriminação da mulher, como na Índia, que trata as mulheres como criminosas, castigadas com violência, muitas crianças pequenas do sexo feminino são assassinadas, muitas vezes as mulheres morrem por falta de nutrição. A revolta da mulher indiana é notória, ser violada equivale a se prostituir para a Justiça. Na Índia a mulher é sinônimo de despesas... Já na África as mulheres sofrem bastante com o calor, com a pobreza e com a pouca educação. Os meninos falaram sobre os avanços da mulher, como a lei nº 11.340, 7 de agosto de 2006, Maria da Penha que fala sobre os direitos da mulher.

Nossa Senhora de Caravaggio
É um dos nomes dados à mãe de Jesus de Nazaré, a Maria.  O atual Santuário de Caravaggio, em nossa cidade, foi construído na década de 1960 e se situa na Rodovia dos Romeiros. A construção da nova Igreja substituiu o antigo Santuário e a capela construída em 1879.
Uma das romarias mais tradicionais do Brasil reúne farroupilhenses e devotos de muitas outras partes do Brasil.
Todo o mês de maio é tomado por romarias em Farroupilha. No 1º final de semana ocorre a Romaria dos Ciclistas. No segundo final de semana, ocorre a Cavalgada da Fé, organizada pelos cavalarianos. No terceiro final de semana, é a vez dos motoqueiros expressarem sua fé. E no dia 26 de maio, feriado municipal ocorre a romaria a pé, evento que reúne, em média, mais de 250 mil pessoas de todas as cidades.
Na cidade de Farroupilha o santuário recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano.
Conheça a História de Nossa senhora de Caravaggio: ( Pesquisado na Internet)
 A aparição acontece em meio a divisões
A história relatada abaixo é atribuída à fé católica. O município de Caravaggio, terra da aparição, se encontrava nos limites dos estados de Milão e Veneza e na divisa de três dioceses: Cremona, Milão e Bérgamo. Ano de 1432, época marcada por divisões políticas e religiosas, ódio, heresias, assolada por bandidos e agitada por facções, traições e crimes. Além disso, teatro da segunda guerra entre a República de Veneza e o ducado de Milão, passou para o poder dos venezianos em 1431. Pouco antes da aparição, em 1432, uma batalha entre os dois estados assustou o país.
Neste cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 km de Caravaggio.
Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Fim de trimestre sobrecarrega professores
Todo o dia é dia de ensinar e avaliar se o aluno está aprendendo, mas quando chega o final do trimestre é hora de registrar o resultado dessas avaliações. Aí são muitos trabalhos e provas para corrigir! Depois, registrar as notas atingidas, fazer recuperação, analisar causas de baixos desempenhos, conversar com colegas sobre formas de superar as dificuldades. Tudo isso faz parte da profissão, é de responsabilidade do professor, mas nem por isso é menos trabalhoso. Há professoras com nove turmas só nessa escola. Neste período, nos fins de semana, mesmo que haja GRENAL, que dê vontade de passear, os profissionais da educação baixam a cabeça e trabalham para poder informar à direção da escola, aos pais e aos próprios alunos o resultado de seus estudos. Já as dificuldades de aprendizagem, de relacionamento são discutidas no Conselho de Classe do qual participam professores e direção. O Conselho do primeiro semestre será realizado amanhã, dia 17, no vespertino.
Reencontro na EMAC

Você está se preparando para a 1ª Festa dos Ex-Alunos da Emac?

Os trabalhos dos organizadores da festa está de vento em polpa. 

Na terça-feira, dia 24 de maio, acontecerá uma reunião coordenada pelas professoras Ângela e Valesca com um grupo de ex-alunos que atuam profissionalmente nas áreas da comunicação e publicidade e ex-professores, os quais foram convidados a fazer parte da Comissão de Organização da Festa. Esta comissão terá o compromisso de ajudar a organizar a festa e divulgá-la nos diferentes meios de comunicação da cidade e ao seu redor.

A primeira turma de 8ª série de Emac, conclui seus estudos em 1996. De lá para cá, foram 28 as turmas de formandos da escola Angelo Chiele. Para contatar com o maior número de pessoas, pensou-se em indicar um grupo de colaboradores para a festa. Os colaboradores são cerca de 3 ou 4 ex-alunos, de cada turmas de concluintes, que passaram pela escola. O trabalho destes colaboradores será contatar diretamente com seus ex-colegas de turmas, oferecer o ingresso e garantir a presença do maior número de alunos por turma.

Queremos reunir o maior número possível de ex-estudantes e ex-professores, com o fim de relembrar os momentos vividos, reencontrar os colegas, saber o que cada um anda fazendo, como está vivendo,...

Estamos preparando um mural com fotos dos inúmeros e inesquecíveis momentos vividos neste espaço de construção de conhecimento e formação de pessoas.

Fique atento.  Na próximas semanas divulgaremos mais detalhes. Seja um seguidor do Blog do Fique por Dentro e não perca nenhuma informação dos preparativos desta festa de reencontro e do que anda acontecendo na EMAC.

Leia o depoimento de algumas ex-alunas sobre o que vai acontecer:

“Gostei muito de saber que vão promover uma festa de reencontro, mesmo não fazendo muito tempo que saí da escola sinto falta da amizade que foi construída aqui dentro ao  longo dos anos, com certeza irei prestigiar  esse evento.”  Thaís  Gasperin
“Espero que este encontro seja um ótimo momento para rever os colegas com os quais passamos tanto tempo juntos, e que hoje talvez não tenhamos mais a mesma proximidade. Além dos colegas será um momento para reencontrar os antigos professores  e funcionários, além de reviver mais um momento especial em um lugar que passei tanto tempo. ” Gabriela Massolini
O prazer de brincar!!!
Brincar é tudo isso: jogar, correr, brincar de BARBIE, de casinha, de escolinha, de mercado e de muitas outras brincadeiras.
Muita gente pensa que a escola não tem nada a ver com isso, que é só lugar de estudar, de coisas sérias, de sentar um atrás do outro, de ler e escrever. Mas escola é lugar de criança e criança adora brincar.
Nas interséries, hoje de manhã, nós corremos e brincamos muito, enquanto nós esperávamos para jogar. Apesar de minha turma ter perdido, essa manhã foi bem legal.



Campeão nos Pênaltis
A decisão do Gauchão foi repleta de emoção. Do começo ao fim.Jogando no estádio Olímpico(Grêmio), o Internacional estava ganhando por 3x1,mas o Grêmio fez o segundo gol e a decisão foi para os pênaltis.
Os autores dos pênaltis foram: D’Alessandro, Oscar, Bolatti, Nei e Zé Roberto que decidiram o titulo por 5x4 para a grande vitória da equipe Colorada. Claro que o novo técnico, Paulo Roberto Falcão ficou emocionadíssimo ao ver sua equipe ganhar e ele ganhar seu primeiro título: O CAMPEONATO GAÚCHO.
E hoje, na hora das interséries, a maioria dos alunos Colorados estava com a camisa do time, não só no corpo, como guardada na mochila, mostrando para todo mundo
                                     O jornal deseja a todos os colorados PARABÉNS!!!

Júlia - alma colorada

                         

                                           
Interséries de handebol
Hoje, dia 16 de maio, houve os jogos Interséries de handebol, no Salão do Bairro São Luiz. Foi uma manhã emocionante para os jogadores do sexto ano até a oitava série.
A torcida dos companheiros gritava muito para os jogadores, incentivando sua força de vontade. Algumas pessoas usavam bonés, uniforme, roupas normais.
As coordenadoras dos jogos eram as professoras Rose e Sônia.
Os alunos aproveitaram a manhã para os jogos. Alguns alunos não ficam felizes com os jogos, pois não participaram das Interséries porque são excluídos por não serem bons atletas.
Na verdade, a regra é que todos os alunos participem no mínimo de dois jogos, porém quando são os colegas que escolhem, alguns são deixados de lado.
As equipes vitoriosas dos jogos foram:
1°- Masculino: 801 e 601                      1°-Feminino: 701 e 602

Melhores momentos:
Concurso Rotaract Club
Os alunos de 7ª e 8ª série participaram do concurso ROTARACT CLUB. Abordando o tema poluição, os alunos fizeram um texto, mínimo de 20 linhas e máximo de 30, para ser entregue até o dia 18 de maio. O objetivo desse concurso é promover o desenvolvimento de uma consciência ambiental através da produção textual , que vise a reflexão a respeito das ações do homem sobre o meio ambiente de modo que haja uma conscientização quanto a responsabilidade e compromisso de cada um com a saúde do planeta. Critérios de premiação serão a criatividade; relação com o tema e objetivo do projeto; capacidade de transmitir mensagem; pontuação, coerência e articulação na escrita. Tomara que um dos textos escritos em nossa escola seja classificado e publicado nos jornais de Farroupilha.
Homenagem às mães
No dia 14 de maio, sábado, no salão da escola Angelo Chiele, ocorreu a solene homenagem para as mães. Houve apresentações dos alunos de pré a 8ª série. As mães ficaram emocionadas com as apresentações de seus filhos, olharam com muito orgulho e amor. O salão estava lotado com pessoas até em pé.
Também houve a apresentação de uma mensagem no datashow para as mães.
A confraternização estava repleta, com muitos pratos de doces e salgados, trazidos pelas mães e um gostoso chá oferecido pela escola. Todos comeram, conversaram, discutindo as lindas apresentações.
Ordem das apresentações:
Mensagem do dia das mães
Pré, 1º ano, 4º ano, 2º ano, 3º ano, 5º ano, Renan, 8ª série, 7ª série, 8ª série
         E a cada intervalo das apresentações havia um PimPix - que é um site de edição de vídeos descontraídos - editados pela profe Valesca juntamente com alguns alunos.
Para ver algumas fotos acesse: http://www.youtube.com/watch?v=elSGjz4AYuQ
Falecimentos
Lastimamos o falecimento de: 
Ana Silva Werner Brumelhaus de 64 anos, faleceu no dia 16/05/2011 o velório ocorreu na capela "C" Memorial São José de Farroupilha. Ela era avó de nosso aluno Cristian Brumelhaus da 7ª série, e de nossos ex-alunos Richard e Rodrigo.
Antonio Rancan Neto de 55 anos, faleceu no dia 15/05/2011 o velório ocorreu na Igreja Nossa Senhora Rosário de Pompéia - Bairro São Luiz – Farroupilha. Ele era pai de nosso aluno Igor Antonio Rancan da 7ª série.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

São João está chegando!
A diretoria da escola solicita que os alunos da escola Angelo Chiele tragam brindes para a festa de São João que ocorrerá no dia 10 de junho, a partir desses brindes formaremos uma maravilhosa pesca para que todos os alunos saiam daqui premiados e felizes!
CTG Rancho de Gaudérios

Dia 05 de maio, uma prenda do CTG Rancho de Gaudérios visitou  nossa escola. Trata-se basicamente de um curso que é dado para mulheres que gostam da música e dança gaúcha, explicando melhor, a prenda -Amanda Dal Cero- tem que ir ao curso onde ela aprende várias coisas sobre nossa cultura. Depois ela tem de passar tudo para uma turma em uma escola, e, desta vez, o 2º ano da nossa escola foi o escolhido, graças à professora Marines que tem uma ligação com o Rancho. A pequena aula é baseada no que elas aprenderam e no que a professora está  lecionando. Como a professora está alfabetizando as crianças, as lendas gaúchas e os poemas foram o assunto escolhido.
    Semana que vem ela voltará à escola e retomará o assunto com as crianças, que, por sinal, gostaram muito do conhecimento que adquiriram.
Interséries de Handebol
As interséries estão chegando, no dia 16 de maio, segunda-feira, a escola estará toda reunida no salão do bairro São Luiz, para torcer por nossos alunos, lá estarão jogando os alunos de 6º ano a 8ª série. Teremos medalhas para as turmas que conseguirem o 1º e o 2º lugar.
Em dia com a mensalidade
Os alunos que estiverem em dia com sua mensalidade poderão ganhar três brindes na festa de São João que ocorrerá no dia 10 de junho, sexta-feira. A mensalidade que os pais dos alunos pagam é importante para a escola, pois com ela consertamos o que precisa na escola, compramos livros, compramos jogos... É importante pagar a mensalidade, além de você ganhar prêmios você ajuda a escola.
Como andará o desempenho dos alunos nesse primeiro trimestre?
Dia 17 de maio haverá o conselho de classe, onde os professores, em conjunto, avaliarão o desempenho dos alunos no primeiro trimestre. Esse ano uma nova modalidade está sendo testada na escola. Pela primeira vez os alunos recebem nota pelo comportamento. Serão 5 pontos para quem não  tiver transgredido as normas do colégio e 25 pontos para provas e trabalhos. Os boletins serão entregues aos pais no dia 07 de junho.
Escola se prepara para atender Portadores de Necessidades Especiais
          Está sendo construída uma nova sala para atendimento de alunos com necessidades especiais e os do Projeto Crescer, é uma sala onde os alunos aperfeiçoarão sua capacidade, com jogos, brincadeiras, atividades...  A sala está sendo construída no piso térreo para facilitar na locomoção dos alunos.
Mudanças na escola
A cozinha da escola agora possui um novo balcão e pia, o balcão antigo que se encontrava na cozinha agora foi posto na sala de artes, que está sendo reformada.
Enfim pronta!
Após tanto tempo de espera, a quadra está pronta para usufruo dos alunos.
Homenagem para as mães
No dia 14 de maio, às 9h, todas as mamães estão convidadas a comparecer à escola, haverá uma homenagem pela passagem de seu dia, com apresentações de alunos de 1º ano a 8ª série. Gostaríamos muito de confraternizar com você. Traga um prato de doce ou salgado para um lanche especial. Chá será por conta da escola.
Sua presença nos alegrará.
Cadastro de Pais no Jornal da Escola
Cada vez mais pais estão se cadastrando no jornal da escola, e ficando por dentro do assunto. Hoje contamos com 42 pais para recebimento do informativo do jornal Fique por Dentro e também para o que acontece na escola.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pintura da quadra
A quadra da escola está sendo finalizada com os últimos retoques, que é pintá-la, isso ocorrerá quando o tempo permitir. Com o trabalho do zelador da escola, Baiano, mais o de Benhur e seu filho de Bento Gonçalves, o trabalho será feito com sucesso. Após estar pronta, contará com  quadras para 5 tipos de esportes, futsal, handebol, basquete, vôlei e mini vôlei.
Dia do trabalhador
Muitos diretores de empresas e estabelecimentos, promoveram jantares ou eventos culturais, pois quiseram homenagear seus funcionários pelo dia  1º de maio , o Dia do Trabalhador.
Na verdade, o dia 1º de maio é um dia muito significativo, pois recorda uma greve deflagrada em Chicago, no dia 1º de maio de 1886.
Indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século 18 e durante o século 19 pagavam baixos salários e provocavam a deterioração da saúde física e mental dos trabalhadores com jornadas de trabalho que chegavam a 17 horas diárias. Não havia férias, descanso semanal e aposentadoria.
Será que hoje em dia as condições de trabalho, estão “cem por cento”, ou precisa melhor?
Sorteio das cestas de Páscoa
O tão esperado sorteio das rifas promovidas pela 8ª série finalmente teve um ganhador. No último dia 27 de abril, na escola Angelo Chiele, no final do recreio dos alunos do turno da tarde, foram sorteadas as cestas. Para não haver intrigas, dúvidas e confusão, foram escolhidos dois alunos para puxar os números.  
         A maior cesta ficou com Daniele Vidal, irmã da aluna Jéssica Vidal Bem, da turma 801, e a menor, com Chicão, tio do aluno Thalis Nunes, também 801. 
Daniele Vidal
Enfermeiros entram em greve no
Hospital São Carlos
A chuvarada e o frio abrem a temporada para o resfriado e a gripe. Para os bebês recém-nascidos, isso é terrível. Precisamos torcer para que todos os membros de nossas comunidades não fiquem doentes agora, pois na manhã desta segunda-feira, às 7h, cerca de 300 técnicos de enfermagem e auxiliares entraram em greve, no Hospital Beneficente São Carlos.
 Os enfermeiros e auxiliares reivindicaram um aumento salarial de 12%, além de criação de plano de carreira, adicional de insalubridade de 40% e auxílio-alimentação de R$ 180 desvinculado à assiduidade do funcionário.
         As greves dos hospitais são muito sérias,  pois as pessoas que precisam de ajuda não podem contar com seus serviços. Onde dar a luz a um filho? Também não se escolhe o dia de  acidentes de carro e de motos onde os feridos precisam de ajuda urgente. E as pessoas que tem ataques cardíacos e outras doenças de risco?
         Na verdade os trabalhadores da saúde merecem salários dignos por cuidar da vida das pessoas. Tomara que os administradores e os enfermeiros dialoguem e cheguem a um acordo logo.