A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Índios
O

  
objetivo da visita a aldeia dos índios de Farroupilha será a aprendizagem que os alunos terão com as entrevistas e as observações  que farão e que descreverão em reportagens para apresentar na  Mostra Artística e Literária deste ano que será sobre o índio.
As visitas serão feitas nas sextas - feiras nos horários, datas e acompanhantes para a visita a aldeia dos índios kaingangues de Farroupilha:
O quê?
Quem?
Quando?
Horário
Visita à aldeia dos Kaingangues em Farroupilha




701, 702 – Ângela, Waldir, Giorgia e Silvia
02/09
8h 30min

601, 611 e 801 – Elenára, Valéria e Sílvia
09/09
10h

602, 612 e 802 – Giórgia, Waldir, Sílvia e Zuleide
22/09
10h


Tópicos para observar:
    Moradia:
Ø Habitação:
Ø Quantas pessoas vivem na casa?
Ø Há eletrodomésticos?
Ø Há banheiros com sanitários?
Ø Há água encanada?
Ø Como é o entorno?

    Alimentação:
Ø De que se alimentam?
Ø Qual a origem?
Ø Há horta, pomar?
Ø Há água para beber?

    Educação:
Ø Onde estudam?
Ø Até que série?
Ø São alfabetizados em português ou kaingangue? Por quê?
Ø Tem facilidade para aprender todas as disciplinas?
Ø Tem acesso a computadores?
Ø Os pais são todos alfabetizados?

    Saúde:
Ø No geral a problemas de saúde?
Ø Como são resolvidos?
Ø Usam ervas medicinais? E a sabedoria dos antepassados?
Ø Quais são as principais doenças?
Ø Há problema com drogas? Como são resolvidos?

    Trabalho:
Ø Onde trabalham e o que fazem?
Ø O dinheiro que recebem pelo trabalho pertence a quem trabalhou ou é dividido?
Ø Quem trabalhava fora: Homem? Mulher? Por quê?
Ø Quem é responsável pelo trabalho de casa?

    Rituais:
Ø Quais são os rituais realizados? Batizado, casamento, morte? Como são feitos?

    Crenças:
Ø Quais são seus deuses? São os mesmos dos antepassados?

    Leis:
Ø Existem leis?
Ø Quais são?
Ø O que acontece com quem não as cumpre?

    Cultura:
Ø Artesanato:
Ø Dança:
Ø Canto:

Essas são as perguntas que faremos aos índios,  ainda algumas perguntas que os alunos farão por curiosidade.
Os alunos irão com a empresa Mario Tur pagando R$ 1,50, cada um.
Parabéns papai !
No dia 23 de agosto, como já havia sido noticiado, a escola promoveu uma palestra com Sr. Edgar, depois, para homenagear os pais pelo seu dia, foram passado vídeos  que os alunos prepararam para seus pais.

Edgar Salvi palestrante da noite.
Todos os pais adoraram a idéia dos clipes, pois é uma coisa nova, que a escola nunca tinha feito.  E no fim, para comemorar, fizeram uma confraternização com os alimentos que cada casal trouxe.  
Enfim, 8ª série!

Todos  os alunos ficam esperando, ansiosamente, para chegar na 8ª série, aquela coisa de ter camiseta diferente, de organizar as coisas na escola, de se ser o mais velhos.. Por um lado, tudo isso é bom, você passa de uma fase de sua vida, para entrar em outra.  Quem estuda em escola municipal, pensa consigo “vou para escola nova, conhecer novas pessoas” e muito mais, mas quando começa a chegar o fim do ano, esses alunos querem voltar no tempo, lá na 5ª série, pois se deparam com a vida real, que nunca mais vão estudar com as mesmas pessoas, algumas nem irão mais ver. Aquele pessoal desde a turminha do pré, de amizades longas, de 9 anos, nunca mais será a mesmo. Com certeza, essas pessoas irão marcar a sua vida, lindas lembranças, de momentos bons e também dos ruins, besteiras faladas entre colegas, que só eles entendem. Por isso, devemos aproveitar o máximo as pessoas que passam em nossas vidas, pois, nada é para sempre, é como num conto de fadas, fim de ano para alunos de 8ª serie, sempre acaba com um final feliz. 
BONS PAGADORES SÃO PREMIADOS

Realizou-se na noite do dia 23 de agosto, às 20h, o sorteio doa brindes aos alunos em dia com a mensalidade do C.P.M. . Talvez por serem os alunos da tarde os que mais contribuem com o C.P.M, talvez porque a sorte estivesse a seu lado, todos os vencedores pertencem ao turno da tarde e, vejam só, quase todas são meninas!



Confiram:
Júlia Spangndo, turma 111- camisete do Grêmio
Amanda Mantovani, turma 312- camiseta do Internacional
Thamires P.G. de Goés, turma 211- raquete de frescobol e uma bola de vôlei
Franciele Zappalai, turma 311- uma bola de vôlei e uma camiseta
Guilherme Giordani- turma 511- uniforme completo da escola
Manuela Fabro Toazzi- turma 212- 3 vale pizza da Rainha Margarita

Aos ganhadores, parabéns, principalmente pela contribuição ao C.P.M, com a qual tantas melhorias são realizadas na escola. E fica o desafio: que mais alunos do turno da manhã contribuam e também que mais meninos colaborem. Por enquanto, as meninas da tarde estão muito à frente!

Plantio das Mudas!

Para ver as fotos do plantio acesse: http://www.youtube.com/watch?v=hlgTNXmHllA
  Na tarde de quarta-feira da semana passada, dia 24 de agosto, primeiro dia de sol da semana, ocorreu, na horta mandalla, o plantio de muitas hortaliças. A diretora Elizete Timm Piano e a professora Ângela Silvestrin coordenaram os trabalhos. Com colaboração dos voluntários  Dona Ana Maria Jung, Dona Lívia Pozza e do Sr.Vanio Pozza, dos alunos do turno da manhã Giovani e Mateus e das professoras e alunos do turno da tarde, foram plantadas 1.500 mudas, que haviam sido doadas pelo Sr. Alexandre Bazzo.
 Se as mudas de alface, chicória, radicci, repolho verde, repolho roxo e beterraba, cebola e couve crescerem, de fato haverá muita saúde para a nossa comunidade, principalmente para os estudantes que poderão comer folhas verdes e hortaliças sempre no lanche escolar.
Agora a missão de cada turma é cultivar as hortaliças, regando-as, adubando-as e retirando a erva daninha. Depois, estes mesmos estudantes poderão colhê-las e preparar com a professora e a merendeira, pratos saborosos e nutritivos.
  Então só temos que agradecer por contarmos com a enorme colaboração dos voluntários e amigos da escola e por podermos dispor dessa área que nos permite realizar a aprendizagem de trabalhar na terra e produzirmos um pouco do nosso próprio alimento.
Mascote "Foca" da Promoção Jornalista por um dia, do Jornal Pioneiro
VISITA Do FOCA
 Dia 29 de agosto, a visita do Foca, do projeto “Jornalista por um Dia’’ promoveu a maior algazarra no recreio do turno da tarde da EMAC. Ele veio para a divulgação deste projeto. Muitos alunos da EMAC adoraram essa visita e até bateram fotos.
Agora, quem quiser participar do concurso, deve fazer suas produções. O regulamento estará na Biblioteca. Valem desenhos, fotos e textos. Nossa escola sempre teve alunos classificados. É só seguir a tradição.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sorteio do CPM
No dia 23 de agosto de 2011, às 20 horas, será realizado o 2º sorteio de prêmios da contribuição do CPM. Para os alunos que contribuem mensalmente com a escola, e estão em dia.
Nos corredores da escola, também, encontram-se cartazes incentivando os alunos a pagarem as mensalidades. Elas ajudam muito a escola, na compra de materiais escolares, de limpeza, assistência técnica ao laboratório de informática, entre outros.
Prêmios:
·         Camiseta do Grêmio;
·         Camiseta do Inter;
·         Raquete de frescobol + uma bola de vôlei;
·         Uniforme completo da escola;
·         3 vale pizza da Rainha Margarita.
Deixe em dia sua mensalidade e concorra a esses maravilhosos prêmios.
Boa sorte!
Semana da Pátria em Farroupilha
Estamos chegando à Semana da Pátria 2011. Na escola já está sendo anunciado com o cartaz tudo que haverá .O tema desse ano será Educação e Cidadania.
Quer saber o que haverá ?? Ai vai a programação!:
Dia 31/08/2011-Quarta-Feira
20h-Fogo de Conselho com os grupos escoteiros, Guaracy, Rouxinol da Serra e Salto Ventoso.
Local:Estação Férrea
De 01/09/2011 a 07/09/2011
8h30min – Hasteamento das Bandeiras
17h-Arriamento das Bandeiras
Local: Praça Emancipação
Dia 06/09/2011-Terça-Feira
18h – Sessão solene em comemoração à Semana da Pátria.
Local: Câmara de Vereadores
Dia 07/09/2011-Quarta-Feira
14h-Desfile Cívico
Local: Rua Coronel Pena de Moraes

A realização é da Prefeitura de Farroupilha e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Viu como vai estar legal??
A nossa escola já está se preparando para o “Grande Desfile”. A nossa diretora já passou em todas as salas e deu o bilhete a todos. Nele perguntava  se o aluno poderia ou não participar do desfile, se não, deveria colocar a justificativa.
A maioria dos alunos vai desfilar, com isso a escola fica muito FELIZ, por causa das crianças e dos pais estarem colaborando com a escola e com Farroupilha.    
Copa QI de Xadrez
Dia 21/08/11 haverá o campeonato de xadrez em Bento Gonçalves Rua General Osório número 32, na escola há uns cartazes espalhados quem quiser participar inscreva-se no site copaqidexadrez.com.br
Trilha de inverno...

V
em ai... Trilha de inverno que será realizada no dia 26 de agosto, sexta-feira, ficaremos lá das 13h até as 17h, o local da nossa trilha de inverno será na Linha 80, 2º distrito, iremos visitar a propriedade do Sr. João Zilli. Lá terá diversas atrações como colher laranja para comer e, também comeremos pão feito no forno a lenha, será muito divertido e também gostoso, e temos certeza que os alunos irão adorar. Quem quiser ir ao passeio terá que pagar 6 reais e fazer sua inscrição com a Silvia, na biblioteca.

Visita aos Kaingangues
A
 nossa escola irá visitar a aldeia dos índios Kaingangues aqui de Farroupilha. As turmas irão em datas e horários diferentes, os alunos da professora Elenára irão dia 9 de setembro, já os alunos da professora Ângela irão dia 02 de setembro, e os alunos da professora Geórgia irão dia 23 de setembro. Todas as turmas do turno da manhã irão. Será uma experiência muito boa, logo agora que está sendo preparada a Mostra Artística e Literária, e o nosso tema é justamente o índio. Os alunos com certeza aprenderão muito com essa visita a aldeia dos índios Kaingangues.
         Os índios ficaram muito contentes com a notícia da nossa visita, mas pediram-nos para levar para eles roupas, brinquedos, comidas, e outras coisas desse gênero. Cada aluno entregará seu presente a um dos índios, pode ser com o que mais se identificou, um exemplo, com uma criança, talvez, a mais bonita, ou a menorzinha, isso ficará a critério do aluno. Vamos ver se iremos conseguir arrecadar muitos presentes para os índios que vivem aqui em Farroupilha.   

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Parabéns pelo seu dia, estudante!!

Em homenagem aos estudantes, no dia 11 de agosto, de lanche os alunos receberam pipoca e pirulito. Falando nisso, onde está o Grêmio da escola?? E as atividades propostas??
 Depois do recreio, houve a divulgação do show da banda Restar, com muita empolgação. Os divulgadores escolheram três alunos para fazer perguntas e concorrerem a  premiação de três CD’s e os dois alunos mais animados ganharam ingressos para o show, que ocorrerá no dia 27 de agosto de 2011, no All Need Master Hall, Caxias do Sul. Os portões serão abertos as 21h.  Às 22h a banda Preface animará o publico com o auxilio de DJ Rodrigo Salvador, junto com  DJs convidados, e após, o mais esperado RESTART, que iniciará às  23h.
Os CDs foram conquistados por
Renata Selli, da 601
Enzo Marchisin, da 701
Stephanie Feitosa Araújo, da 602
Ingressos:
Lucas Lovat, 801
Eduarda Brumm1elhaus, 611
CAMPEÕES DE RECICLAGEM RECEBEM DISTINTIVOS
Desde 2002, quando começou, o Projeto Semeando o Futuro tinha o objetivo de estimular as famílias da comunidade escolar a separar os resíduos domiciliares. Para isso, a escola começou a coletar material reciclável para depois vendê-lo. No início não havia onde depositá-lo, não estava claro o que poderia ser coletado, nem como poderia ser feito. O processo foi avançando e houve anos em que a renda alcançada através da venda dos produtos chegava a R$ 1 500,00. Essa renda sempre era devolvida às turmas para que fizessem passeios, adquirissem material pedagógico, realizassem confraternizações.

  Entretanto por falta de tempo, de uma pessoa responsável para cuidar desse projeto, por dificuldades em vender os produtos recicláveis, houve uma redução na coleta de recicláveis. Então, no início de 2011, para voltar a mobilizar  os alunos  para a separação dos resíduos e para  incentivá-los a trazer os recicláveis para a escola, foi feito um regulamento para premiar os campeões da reciclagem. O trabalho de coleta de material foi realizado pela Comissão a favor da vida, a Com-Vida, a entrega ao reciclador foi feita pela Secretaria do Meio Ambiente e de Obras.
 No dia 12 de agosto, no turno da tarde, todos os alunos que contribuíram com mais de 200 materiais durante o primeiro semestre receberam um distintivo para ser costurado no  uniforme
A turma campeã em arrecadação foi a turma 311, da professora Rose. Eles recolheram 2.539 plásticos e 1.541 latinhas. Parabéns!

 Parabéns também a todos os defensores do Meio Ambiente. Vocês devem usar com muito orgulho o distintivo que receberam!
Os alunos que não receberam o distintivo desta vez, poderão recebê-lo no final do segundo semestre, desde que atinjam os duzentos materiais. Já os que  receberam o distintivo, poderão conquistar o segundo, se continuarem a colaborar como no primeiro semestre.
CAMPEÕES DA RECICLAGEM PRIMEIRO SEMESTRE
Turma
Professora
Alunos
Quantidade
Plásticos
Latinhas
111
Lilian


327
29
111

Pietro Bertolini

Mais de 200
29
112
Alair


590
917


Amanda Mugnol
311




Érica Sachet
232




Hérica Pasuch
790


211
Marinês


1983
98


Angela Benvenuti
233




Camila Santini
411




Carlos Eduardo
261




Manuela De Césero
633




Vitor Gasparetto
252


212
Raquel


1621
1056


Caroline de Oliveira Mello
211




Ezequiel Cunha Skorek
245




Leonardo Roman
743




Letícia Gireli
361




Raquel
256


311
Rose


2539
1541


Diego Rodrigo dos Santos
589




Eduardo A. Dos Reis
500




Eloisa Hockele
255




Felipe Moreira
314




Francieli Zapala
271




Joana Werner
346




Pedro Sfoggia
851




Tamiris Turchetto
222


312
Joelma


2143
583


Eduardo Bozzetti
257




Marcelo Torquato da Silva
396




Vinícius Spinelli
1447


411
Flávia


1158
42


Jonathan Camatti
284




Marcos H. da Silva
404




Amanda Spuldaro
300


412
Glória


396



Vitória P. Fedrigo
209


511
Zuleide


240
122
512
Odete


618
125


Lorenzo Ferrari
263


611



95

612



25

601





602





701



179

702



128
1
801



188
665


Gabriela Lobo
814
665

802


204
204
665


Letícia Gasperin
814