A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 29 de novembro de 2011


20ª Mostra Artística e Literária da EMAC

Já estamos na 20ª edição da Mostra Artística e Literária da EMAC, este ano o tema foi “Um olhar sobre o Índio”, este ano saiu tudo perfeito, pois os alunos se superaram e colaboraram com tudo que puderam.

Os trabalhos expostos no saguão da escola mostraram toda criatividade e talento dos professores e alunos da escola: Painéis pintados com tempera, objetos de cerâmica, dobraduras, livros, textos, ilustrações, jornais murais encataram pela qualidade e beleza. Já no salão e na sala de vídeo as peças de teatro e os movie makers, utilizando outra linguagem, contribuíram para ampliar o conhecimento de toda comunidade escolar sobre o tema desenvolvido. 
Gin & Cana na Emac

A Gin&Cana, a mais velha equipe, a com mais títulos abaixo de 3° lugar, a campeã por uma vez da gincana da Rádio Spaço, ela, que nasceu em 78 e ainda tem seus fundadores participando, que foi criada para disputar a Gincal (gincana promovida pelo Colégio São Tiago), para a honra da Emac, terá seu QG aqui na escola. Essa escola que já teve de tudo, agora está podendo emprestar seu espaço para uma das equipes da gincana da SPAÇO FM. Com o pedido ilustre da equipe, nossa diretora não tinha como dizer não, portanto nos dias 2,3 e 4 de dezembro, direção, funcionários, pais e professores estarão trabalhando no bar e como responsáveis pelo prédio para que tudo dê certo.

Não se esqueça de participar ou presenciar a gincana, torcendo por sua equipe do coração, ou para Gin que está com o coração aqui na escola, trazendo a vibração e energia dessa competição que é e deve ser harmonia, que alegra toda a cidade.

Izélia – BarWoman
Nossa querida Izélia, que é a xerife do bar da escola, estará presente para abrir o bar para os participantes da Gin&Cana, saciando sua fome e sua sede. O dinheiro arrecadado pelo bar será usado para melhorias na escola.
Além da Izélia, nossa diretora e outros membros da comunidade escolar deixarão suas famílias e seu merecido descanso semanal para abrir as portas da escola à comunidade. Dessa forma estarão colaborando e se envolvendo com aquela que se diz a “Maior Gincana do Brasil”.
Tomara que tudo dê certo, que o espaço escolar seja um espaço de desafios e superações. Tomara que dê sorte a essa equipe histórica.

Pré-conselho

Estamos nos aproximando do final do ano e com isso vem o final das aulas, além disso, vem a preocupação com a aprovação dos alunos, por isso os professores se unem num dia para conversarem sobre o desempenho de cada um,com as notas, o comportamento, e por aí vai, mais um milhão de assuntos. Para isso eles precisam de bastante tempo, então o dia escolhido por eles será a terça-feira, dia 06 de dezembro,das 18 às 20h, assim terão bastante tempo para pôr tudo em dia.

Por parte dos alunos percebe-se que não veem a hora de terminar as aulas e sair do sufoco passado com provas, trabalhos para apresentar, etc. Quem se esforçou o ano inteiro, para ter boas notas, está mais tranqüilo, mas também não vê a hora das aulas acabarem para viajar e se divertir por dois meses. Já quem ficou de brincadeira o ano inteiro pensando que irá passar de ano, fácil, fácil, está começando a perceber que se enganou, pois não é nada fácil e agora está correndo atrás do relógio para passar de ano, com as provas de recuperação. É, como podemos perceber, a programação de fim de ano não é fácil, ainda mais para os alunos!!!

ÚLTIMAS PROGRAMAÇÕES

Final de ano, provas, tensão, nervosismo, mas também comemoração. Dizendo isso, de cara, vocês já percebem que final de ano não é fácil, mas também não é o fim do mundo e como ainda faltam alguns dias, ninguém vê a hora de chegar o fim. Por isso,  todos já sabem que as aulas estão acabando, mas ninguém sabe o que vai acontecer até lá, então abaixo colocamos a programação até o fim do ano:
*Última edição do jornal da escola: 05/12
*Pré-conselho: 06/12
*Encerramento da Com-Vida: 09/12
*Beto Carrero, 8ª séries: 11,12 e 13/12
*Conselho Final: 13/12
*Passeio para PUC, 5º anos: 14/12
* Entrega das comendas aos campeões da reciclagem: 13/12
* Passeio ao SISMUF, turmas 101 e 102: 14/12
* Passeio à Chácara Pasqual, 2º anos: 15/12
* Passeio ao SISMUF, turmas 201 e 202: 16/12
*Parque das Águas, 4º anos: 16/12
*Formatura, 8ª séries: 16/12
*Formatura, pré: 19/12
*Interséries de vôlei, de 6º ano a  8ª série: 19 e 20/12
 
ANO 2012
*Volta das professoras: 16/02
*Volta dos alunos: 22/02
Interséries de voleibol

A competição será  realizados nos últimos dois dias de ano letivo, o que leva os alunos a pensar: - enfim sem aulas. Os estudantes jogarão nos dias 19 e 20 de dezembro, no ginásio do Bairro São Luiz, ao lado da escola.  No final dos jogos, os alunos receberão o boletim, mas para isso precisarão estar em dia com a escola. Os times vêm treinando o ano inteiro para esses jogos, com isso poderá haver jogos equilibrados.

FESTIVAL DE HANDEBOL

Os quartos e quintos anos fizeram um festival de handebol no dia vinte e dois de novembro, uma terça-feira, no ginásio ao lado da escola, isto é, no salão da Comunidade do Bairro São Luiz. Este evento foi organizado pela professora Rose porque os alunos precisavam se divertir um pouco, sair um pouco da rotina. O festival de handebol não foi realizado para receber medalhas de 1º-2º-3º lugar. A conquista valia por participação, no caso, só  se divertir.
Uma fonte responde:

Entrevistamos Gustavo Andre Rigatti da turma 512

1)Como foi? FOI LEGAL NOS DIVERTIMOS BASTANTE
2)Houve confusão? NÃO, ACONTECEU TUDO BEM TRANQUILO
3)O ginásio ficou bagunçado? SIM, FICOU UMA ZUERA
4)O que faziam os times quando não jogavam? ELES CONVERSAVAM E JOGAVAM VERDADE OU CONSEQUENCIA.
Formatura das 8ª

A conclusão do Ensino Fundamental dos alunos da 8ª série acontecerá perto do fim das aulas, no dia 16 de dezembro, às 20h. A festa acontecerá no Salão de Festas da EMAC.
A formatura será um dia muito especial, pois todos os alunos irão se divertir com músicas e dança. Haverá efeitos, como nas festas de hoje em dia: com globos brilhantes, luzes coloridas e outros tipos de efeitos.
Haverá comes e bebes e os familiares serão convidados.

Passeio para 8ª esta finalmente chegando
No dia 11 de dezembro, iniciará o passeio que todos os alunos da 8ª esperam. Eles irão com trinta ou mais pessoas, o passeio será iniciado às 23 horas com esperança de chegar lá de manhã.
Quando chegarem ao Hotel, eles deixarão suas malas e irão tomar seu café da manhã. Lá no Hotel Itália, os alunos ficaram hospedados durante uma noite. Os alunos passarão dois dias no Beto Carrero para aproveitar todos os brinquedos: Montanha russa, pista de kart, torre do terror e outros.
Os alunos serão acompanhados pela diretora Elisette e pela professora Sônia, de Educação Física.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Festa de Aniversário Zete
No sábado dia 19 de novembro a nossa diretora comemorou seu aniversário em sua chácara. Havia uma piscina lá. O dia estava lindo e muitas professoras foram convidadas e levaram seus filhos para se divertirem na piscina, também estavam presentes algumas profes aposentadas e amigas. Em um lugar cheio de árvores e com uma casa as professoras riram e se divertiram muito. Havia um risoto vegetariano e uma sobremesa espetacular. Era um labirinto para chegar até a chácara da Zete, haviam dois cachorros no local, a nossa diretora falou que ia colocar balões para nós acharmos o caminho mas com o calor eles estouraram por sorte no caminho encontramos a filha da Zete que nos levou até a chácara.

Viajar. Conviver. Aprender!
     Os alunos das 8° séries da EMAC poderão ir a um dos  lugares mais educativos de Porto Alegre: o Museu da PUC! Você que gosta de física ou química, vai poder conferir várias experiências, e visitar as amplas áreas do museu, também poderá ir ao Novo Shopping.  O valor é de R$30,50. A saída será às 07h30minh e a volta no final da tarde do dia 29 de novembro.

Violência e Assaltos relacionados à EMAC
         Na semana passada, alguns assaltos aconteceram próximos à EMAC.
      Na madrugada do dia quinze, terça-feira, a casa da professora Rosane Brustolin, que mora perto da nossa escola e que trabalhou na EMAC durante quinze anos, foi assaltada. Os assaltantes, depois de assaltarem, ainda colocaram fogo na casa. As professoras da EMAC ficaram chocadas ao saberem que sua colega e amiga Rosane foi assaltada e ainda perdeu a casa no incêndio.
        Os assaltantes deixaram os objetos roubados a duas quadras da nossa escola, na Rua José Sachet.. Este assalto foi comentado a semana toda, também foi noticiada no rádio e TV. As professoras ficaram preocupadas por sua amiga e colega que foi vítima de um assalto, e ainda por cima perdeu sua casa.
        Outro assalto, que ocorreu na Bigfer, no dia dezoito, envolveu muitos pais de alunos que estudam em nossa escola e surpreendeu a todos. Mais um assalto que envolve nossa escola. Os assaltantes entraram vestidos com o uniforme da empresa, eles sabiam de tudo, disso tiramos conclusões de que: ou eles já haviam trabalhado lá, ou alguém de dentro passou informações a eles.Neste assalto muitas pessoas foram atingidas.
        No Bairro São Luiz, muitos assaltos acontecem todo dia envolvendo pais e alunos da EMAC. Neste bairro há varias opções de emprego e mesmo assim há pessoas que escolhem ser assaltantes, ladrões, bandidos, etc. Contudo, eles escolhem o mau caminho, por quê? Eu me pergunto: isso acontece por causa dos pais, por causa da educação, por quê?Por que isso acontece?Eu critico isso, e você?
       Também aconteceu um acidente no dia dezoito, Marceli Machado Lira, aluna da turma 601, foi atropelada ao meio dia, após sair do transporte escolar. Não prestou atenção, olhando antes para os dois  lados e quando foi atravessar a rua deu de frente em um carro que passava. Marceli foi ao hospital, mas logo saiu, havia sofrido apenas alguns arranhões no corpo, mas já está bem.
     Tudo aconteceu na mesma semana. Que confusão! Devemos tomar mais cuidado!    

Férias agora?

            Não, greve dos professores. A greve foi deflagrada em assembléia geral do CPERGS, na tarde do dia 18 de novembro, para reivindicar o pagamento do piso nacional dos professores.

Na reunião desta manhã, no Colégio Estadual São Tiago, as diretoras e as professoras fizeram um acordo. Quase todos os professores concordaram em entrar em greve. Já os turnos tarde e noite farão suas reuniões onde decidirão aderir, ou não, à greve.  Se os professores decidirem entrar em greve, nestas tarde e noite de segunda-feira, os alunos serão liberados das aulas. 

Alguns alunos ficaram felizes, pois não haverá aula e outros ficaram tristes, porque não irão aprender todas as matérias e também porque  irão recuperar as aulas no final de ano, provavelmente nas férias.

Se a greve continuar, os alunos sofrerão perdas em sua aprendizagem. Os professores têm razão em começar as greves, porque precisam lutar por seus direitos, mas os alunos têm todo o direito de aprender.

Cultivo de Ideias

Para encerrar o projeto sobre os animais, os segundos anos, no dia 17 de novembro, foram visitar o Museu, o Zoológico, e cinema da Universidade de Caxias do Sul. Assistiram ao filme os Smurfs no cinema, com as profes Marines e Raquel. Divertiram-se bastante e conheceram coisas que não conheciam.

Os funcionários do museu faziam perguntas e quem acertasse ganhava pedrinhas brilhantes, foi bem legal e divertido, mas não deu para ver o aquário e o final do filme por causa do atraso do ônibus, os lanches foram refrigerante, pipocas, sanduíches e salgadinhos levados pelas professoras. Quem ainda sentiu fome, curtiu um sorvete bem geladinho, esse sim, patrocinado pelos pais.

“Foi bem divertido, conhecemos várias coisas que não conhecíamos”. –afirmaram Luiza, Emanuela e Guilherme. – “Pena que não deu para ver tudo por causa do atraso do ônibus!”
CONSTRANGEDOR, MAS PRECISO

Diversão e aprendizado, tudo isso junto, em uma só peça de teatro chamada “Abre a boca e fecha os olhos” que realmente deixou todos impressionados na 26ª Feira do Livro que fomos visitar no dia 11 de setembro com alguns professores de nossa escola. O que notei foi a forma que eles caracterizavam cada personagem e cada idade, com roupas adequadas para eles.
Foi estonteante, também, notar como eles usavam cores chamativas e divertidas para os cenários e trajes e também o modo como eles puxavam os jovens para o assunto que era de interesse para eles mesmos e sobre o qual precisam aprender mais. Muitos nessa platéia, no começo, não estavam interessados, mas com o desenvolvimento da peça, foi revelador o jeito como todos estavam vidrados nos quatro atores e nos variados episódios da vida que eles montaram.
 Muitos assuntos que os atores abordavam deixavam todos constrangidos, mas isso, de certo modo, foi um puxão de orelha, até por que  deixou os que assistiram mais precavidos com o assunto.
Isto sim pode se chamar de um bom teatro, que envolve cultura, sabedoria, conhecimento, interesses e assuntos do adolescente e muitos outros, na verdade é impossível contar quantos benefícios e informações esse teatro trouxe as nossas vidas. 

Palmas à diretora e vices-diretoras

No dia oito de novembro, às 18horas, os professores, funcionários e voluntários homenagearam a direção pela passagem de seu dia com um coquetel e um presente para cada uma delas.  Deram toalhas bordadas com os nomes de cada uma e depois curtiram os docinhos e salgados  encomendados pelas eficientes Maribel e Izélia.
O encontro foi muito gostoso, pois todos conversaram bastante. As diretoras estavam muito felizes.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

15 de novembro Proclamação da República
  Todo mundo gosta quando um feriado cai na terça ou na quinta-feira, pois são quatro dias de folga direto. Quem dispensaria poder curtir a família, os amigos, sem ter que aturar aquele chefe ou professora chata, ou até mesmo o colega insuportável?
   Sair um pouco da rotina é a melhor coisa que tem, dá aquela relaxada, ficar a maior parte do tempo sem fazer nada, ou aproveitar para fazer algum serviço, ir viajar, ver um parente distante, sair com um (a) amigo (a). A gente tem que comemorar o feriado, pois o nosso corpo precisa de um descanso, bom seria se tivesse feriado todo mês.
   Quinze de Novembro é o 319º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 46 para acabar o ano. No Brasil, é feriado nacional, a data da Proclamação da República.
   A proclamação da República foi um evento muito importante para a história brasileira. O episódio aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. O local era a Praça da Aclamação, atualmente chamada de Praça da República pelo motivo de ser o palco onde o marechal Deodoro da Fonseca acabou depondo o Imperador Dom Pedro II, e com esse golpe de estado foi instituída a República.
    No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
   Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

CRIANÇA FELIZ, FELIZ A BRINCAR...
Alunos do currículo passaram a tarde na Pilim Pim Pim, brincaram muito, a única parada foi para lanchar, mas depois logo voltaram a ativa, com muitos brinquedos, fliperamas,pula- pula, tombo legal, escalada, ping-pong, fla-flu, piscina de bolinhas, tobogã, minhocão, tombo legal, cama elástica, casinha de madeira,  esse foi mais um  dia das crianças divertido e bem comemorado.

Escritores na escola
Nossa escola recebeu a visita da escritora Marianinha Bicca Piazza que fez oficina com os 2º anos e doou o livro Fifi para todos os alunos. Também fez palestra para os 5º anos e doou o livro Contos para o Terceiro Milênio, mas esse livro não teve para todos os alunos. Então uma parte vai ficar para locação e outra vai se sorteada entre os alunos dos 5º ano. No dia 7 de novembro de 2011 às 15h30min recebemos a visita da escritora Christina Dias, autora do livro Celina, que veio dar uma palestra para os alunos dos 4º anos.

Prova Brasil Esta Chegando
 A prova Brasil será realizada nos dias oito (tarde), nove (manhã) e dez ( tarde) para os alunos do quinto ano e da oitava serie. A prova Brasil é muito importante, pois mede o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas de todo o Brasil. Assim o potencial de nossa escola será avaliado novamente e, como em outros anos mostrou um nível alto, se as notas caírem, será um indício negativo. Por causa disso, os alunos que farão a prova deverão se esforçar ao máximo para irem bem e ajudarem nossa escola a manter um nível alto. A prova Brasil inclui tanto matemático quanto português e nesse caso há alunos que irão bem e outros que irão mal. Então, os que irão fazer a prova, liguem-se que falta pouco!         

Prova Brasil adia Mostra Artística e Literária



Novamente a Mostra Literária foi transferida, agora para os dias 22, 23 e 24 de novembro. A Mostra Literária foi transferida por causa da prova Brasil que irá ocorrer esta semana. A Mostra é sobre o índio, sobre sua cultura, sobre seu modo de vida, sobre o jeito de ser do índio.
     A nossa escola foi visitar a aldeia indígena Kaingang e pesquisar o jeito como eles vivem. Há turmas que assistiram reportagens sobre o índio e que estão trabalhando e pesquisando sobre o índio. Cada um acha uma coisa diferente. Há pessoas racistas, há pessoas que aprovam e pessoas que nem se importam. Os índios já moravam aqui antes mesmo dos portugueses chegarem, os portugueses tomaram suas terras, fizeram os índios de seus escravos, outros foram atacados e outros fugiram para sobreviver. Bom há muitas histórias que falam do índio, também como há muitas tribos, cada uma com uma história e cultura diferente, cada um pensa de um jeito.
     Na nossa mostra, vamos  compartilhar nossas aprendizagens através de jornais murais, movie makers, reportagens, desenhos e fotos. E você o que pensa sobre o índio?
Começando um Futuro Jornalista

O aluno das escolas de toda a região fizeram textos e desenhos para publicação na 15ª edição do Jornalista por Um Dia  do  Jornal Pioneiro. A EMAC mais uma vez teve dois trabalhos escolhidos para publicação.  Os trabalhos escolhidos da EMAC, ambos das sétimas séries, foram da Fabiane Tonin, 13 anos e da Camila da Silva de Oliveira, 14 anos.
Fabiane e Camila
            Neste ano, foram enviados mais de 8,2 mil trabalhos, quase mil a mais do que a edição passada. Não foi fácil escolher os 121 ganhadores entre tantas reportagens, crônicas, desenhos, fotos e opiniões. Mas o resultado está reunido nas 28 páginas da edição especial, publicada no dia 7 de novembro, que também comemora os 63 anos do Pioneiro, festejados em 4 de novembro.
             Conforme matéria de capa do jornal: “ Para aqueles que não foram contemplados nesta edição fica uma dica, tenha certeza de que só o fato de participar deste que é um dos mais importantes projetos de incentivo à leitura da região os torna vencedores.”
             O Foca é o jargão usado para denominar os jornalista em inicio de carreira, e o Foquinho, que aparece nas páginas do Pioneiro, é o símbolo do projeto.
            Parabéns a todos os que participaram, aos promotores do concurso e principalmente aos que tiveram suas produções publicadas. Recomendamos que nossos leitores não deixem de ler  essa edição do jornal para saber como se expressam nossos jovens jornalistas. 
            Continuem a ler para se tornarem melhores pessoas, melhores a cada dia.

Quando meus tomates ficarão maduros?
Este é o título do romance de Claudir Ceareta lançado às dezenove horas do dia 5 na 26ª Feira do Livro. O livro teve a revisão e apresentação da professora Ângela Silvestrin, integrante do Fique por Dentro. Sobre o livro a professora fala: “ É um romance ambientado em Farroupilha, entre os anos 1977 e 2007. É uma obra com personagens densos que envolvem o leitor do começo ao fim. Fiquei muito feliz por participar da concretização dessa obra  e de apoiar seu autor, uma pessoa voltada para as artes e que lutou muito para ver seu texto impresso”.
Cidade em Festa

Quem passa em frente à Praça da Bandeira logo percebe que algo diferente está acontecendo.  Há alegria, fantasia, crianças com olhares atentos, jovens tagarelando, idosos confabulando, enfim, o que de melhor pode haver para tornar as pessoas melhores.

Acessando os pavilhões de lona, palavras e imagens em muitas formas, cores e tamanhos saltam aos olhos. São alunos, professores, direções que se esmeraram para expor trabalhos bonitos e criativos e com isso encantar os visitantes da 26ª Feira do Livro de Farroupilha.

Além de palavras e imagens, o visitante poderá adquirir boas obras nas livrarias e editoras que estão expondo. Para quem não quer gastar muito, há a opção da troca. O leitor poderá trazer o livro que já leu e trocá-lo por outro usado  à espera de um novo  leitor.

Outra opção são os lançamentos de livros e as sessões de autógrafos onde farroupilhenses ou escritores convidados lançam seus trabalhos e conversam sobre sua obra. É muito bom ver a quantidade de pessoas escrevendo e publicando sua visão de mundo através de romances, memórias, livros  sobre famílias, livros de poesia ou até mesmo  de teses de doutorado.

Imperdíveis também são os shows, peças teatrais e sessões de contação de histórias.

A EMAC, como não poderia deixar de ser, participa da feira com a exposição de belos trabalhos, assim como a prestigia com a vista de todas as turmas.

Mais um aprendizado
   Os alunos das turmas 801, 802, 701, 702, 601, 611 irão visitar a Feira do Livro no dia 11 de Novembro de 2011 no horário letivo. Os alunos irão assistir a teatros e terão transporte gratuito. A Feira está aberta a todos os públicos, por isso os alunos terão mais uma chance para poder comprar e apreciar cada livro que estará à venda. Esse passeio como muitos outros será mais um aprendizado, claro, com diversões também, mas provavelmente os aprendizados de todos os lugares que a escola já nos porporcionou sempre farão diferença.

Matamos a saudade
Vice Elisa
Nossa vice-diretora volta com tudo para poder coordenar novamente a nossa escola. Cada vez mais linda e simpática, com muita dedicação matou a saudade de todos os alunos que não viam a hora dela voltar. Ela pode ser um pouco braba e xingar os alunos, mas isso não importa, porque e só para colocá-los na linha e torná-los mais responsáveis. E os alunos acabam sentido um grande carinho por ela, pois ela tem um jeito diferente de xingar os alunos e com um tom de afeto e compreensão que faz com que os alunos acabem cada vez gostando mais dela é não sentindo toda aquela rigidez. E assim acaba sempre sendo uma pessoa muito querida para todos os alunos, porque só eles sabem quanto ela fez falta nesses dois meses, porque por mais que tenha vindo outra pessoa para substituí-la ninguém consegue tirar o lugar da nossa querida Elisa dos corações dos alunos.  

Visita do Mágico Wilson!

No dia 3 de novembro, a escola recebeu com muito carinho o Mágico Wilson Schneider, fazendo apresentações de ilusionismo para os alunos da escola, tanto estudantes da manhã quanto da tarde.

O mágico fez vários truques de mágica, alguns incluindo a participação dos alunos. Wilson também ensinou alguns truques para a criançada fazer em casa.

Os alunos adoraram a presença do mágico e ficaram se perguntando: como ele fez as alunas levitarem? Isso mesmo, o mágico fez uma aluna da manhã e uma da tarde levitarem. Elas ficaram suspensas só pelo encosto de uma cadeira. Como ele fez ninguém sabe, nem as próprias alunas. Mas o certo, é que foi incrível.

terça-feira, 1 de novembro de 2011


A Emac convida
Nos dias 8, 9 e 10 de Novembro acontecerá aqui na nossa escola a XX Mostra Artística e Literária. Inicia às 18 horas no dia 8 e no restante dos dias será no horário letivo.  Você está convidado a vir prestigiar as belezas que nossos alunos criam, fazem e aprendem.


Alunos dando uma de artistas
Os alunos da turma 601 estão ensaiando a peça Eu chovo, Tu choves, Ele chove da autora Sylvia Orthof, já a turma 801 ensaia a peça Sepé Tiaraju.  Eles estão se preparando para poder apresentar na XX Mostra Artística e Literária e estão sendo coordenados pelas professoras Elenára e Lucídea. As turmas estão divididas em grupos: os que atuam na peça, os sonoplastas, os figurinistas e os responsáveis pelo cenário. Pelo que percebemos, as peças serão bem legais e quem quiser ver venha a nossa XX Mostra.

Interséries de Basquete

Tivemos ótimos resultados nos jogos Interséries realizados no dia 25. As professoras Rose e Sônia  deram parabéns a todos  pelo bom desempenho nos jogos. Para o 1º e 2º lugares havia premiação: medalha de ouro e prata. O s jogos foram realizadas no ginásio da CNEC, das 07h30min às 11h50min.  Houve torcida  nas arquibancadas. As classificações de 1º e 2º lugar foram:

5ª e 6ª séries
1º lugar 602 A - 2º lugar 601 A
MASC

5ª e 6ª séries
1º lugar 612 - 2º lugar 601
FEM

7ª e 8ª séries
1º lugar 801 - 2º lugar 802
MASC

7ª e 8ª séries
1º lugar 701 - 2º lugar
FEM


Ver para aprender

Dia 27 de outubro, as professoras Lucidea, Débora e a diretora Zete foram para Porto Alegre ver as obras artísticas expostas na 8ª Bienal de Porto Alegre.
Elas informaram que gostaram muito da exposição esse ano, pois havia trabalhos de muita qualidade. Viram trabalhos de Alicia Herrero, Alberto Lastreto, André Komatsu, Cristina Lucas, Emmanuel Nassar, Edgardo Aragón entre outros. Os trabalhos de culturas e rostos, pinturas, desenhos e paisagens e outros tipos variados você também pode conferir no site: http://www.bienalmercosul.art.br/componentes/6b. Lá você encontra tudo sobre a arte.
Vá visitar a 8ª Bienal que estará exposta até 15/11 em Porto Alegre.
UM ENCONTRO REVELADOR
Ao retornarem  do Curso de Elaboração e Implementação da Agenda 21 Escolar, na sexta-feira, dia  22 de outubro, a diretora Elisette e a professora Ângela encontraram no ônibus o índio Pedro Sales, de 43 anos que retornava do curso de Pós- Graduação em Educação que está fazendo na UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Como estamos desenvolvendo o projeto “Um outro olhar sobre o índio”, para a XX Mostra Artística e Literária, vamos dividir com os leitores do Fique por Dentro  o que Pedro  contou.
Ele mora na reserva indígena de Monte Caseiros, no município de Ibiraiaras, é formado em Enfermagem pela UNIJUÍ com especialização em Obstetrícia, trabalha no Posto de Saúde coordenando  uma equipe de enfermeiras  que atuam na reserva. Atualmente passa uma semana por mês em Porto Alegre  fazendo seu curso de Pós –Graduação. Em fevereiro estará atuando num curso de licenciatura na UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina.
Pedro tem 6 filhos. Três rapazes e três meninas. Eles moram todos juntos na reserva. Os rapazes, de 15, 17 e 20 anos,  estudam de manhã e à tarde trabalham cultivando alimentos para a subsistência da família. As meninas, de 8, 11 e 13 anos só estudam. A mãe acompanha os filhos nas atividades e faz artesanato, principalmente cestas grandes de taquara, que  usa no trabalho agrícola. As garotas tocam na Banda Municipal de Ibiraiaras. Na reserva, os índios praticam esportes, principalmente futebol, onde promovem e participam de campeonatos.
Pedro conta que todas as famílias têm atividades para geração de renda, muitos trabalham fora, mas na reserva, onde cada um tem seu pedaço de terra, plantam para produzir a própria subsistência. Diz que eles querem ter autonomia, gerir suas vidas. Eles só se pintam em momentos de rituais, como os que realizam, por exemplo, no dia 19 de abril. Outra informação interessante dada por ele é a de que os índios usam a internet para,  entre outras finalidades,  suas mobilizações.
Sobre os idosos, Pedro diz que há poucos e que  são tratados como relíquias porque são eles que guardam as memórias.
A diretora e a professora disseram a Pedro que ficaram muito felizes em encontrá-lo e que aprenderam muito com ele. Então ele falou que gostaria de vir a Farroupilha para  contar sobre sua gente.  Pedro também é um índio Kaingang, como os índios que moram na aldeia de Farroupilha.
Realmente o tema escolhido para a Mostra fez com que muitos prestassem mais atenção às notícias dos telejornais, a programas sobre os índios, aos próprios indígenas que são vistos agora em todos os lugares.  
LUCRO COM MEIO-FRANGO
O meio-frango que a escola vendeu rendeu um lucro bem alto, sabe quanto?  R$3.329.44. Foi um bom lucro que a escola pretende gastar com reformas e com novas coisas.  Olhem quantas pessoas devem ter comprado cartão para o meio-frango, com o objetivo de ajudar a escola. Também valeu a pena, pois estava muito bom.

A colaboração de alguns pais que deram seu tempo para ajudar a escola temperando, assando e cortando os frangos deve ser elogiada. Graças a eles o evento foi um sucesso.