A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 31 de julho de 2012


Feira na escola Nossa Senhora de Lourdes
Na última sexta-feira de aula, dia 13 de julho, os alunos da nossa escola foram visitar a feira do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Esse ano, o tema da feira foi “Os países e suas nacionalidades”. Cada um dos grupos apresentava o país, e depois  explicava suas características: os esportes mais praticados, as roupas que usam, as músicas que escutam, o tipo de comida que comem, tipo de dança, cultura, e outras coisas. A mostra foi bem interessante, esperamos voltar lá mais vezes. 
                                                                                           Ândrea Lirio 

Começo de férias diferente!
Sábado de manhã, dia 14 de julho, as turmas 701 e 702 foram para a empresa Silvestrin Frutas para entrevistar moradores que, há muitos anos, moravam próximos à empresa. Eles iriam falar sobre o trem que passava ali perto para auxiliar os alunos a fazer o texto de memórias para  a Olimpíada da Língua Portuguesa.
Depois da entrevista, os alunos escreverão textos de memórias literárias que serão reunidos em uma coletânea contando o que os entrevistados falaram. Cada grupo tinha seu assunto, o meu, por exemplo, era: O que acontecia quando o trem descarilhava?
Quando acabamos a entrevista, fomos até um local muito bonito onde tinha ovelhas, um campo de futebol e um lago em construção. Ali fizemos um piquenique, cada um levou seu lanche e depois alguns dividiram com os colegas.
Lá também tinha uma gruta, toda de pedra, era muito legal, tiramos fotos. Enfim, o passeio foi muito legal, tinha uma vista incrível. Acho que todos gostaram e gostariam de ir de novo.   
                                                                                                                                 Felipe Pansera





                                                          

Descanso merecido
Nos próximos meses, teremos 3 professoras se ausentando para gozar o prêmio  por assiduidade, que é uma licença concedida ao professor por trabalhar cinco anos sem faltar  sem justificativa, nem entrar em licença para tratamento de interesses particulares, ou  para tratamento de pessoas da família, desempenho de mandato classista ou licença para atividade política. Os professores podem escolher entre receber um salário extra ou ficar dois meses de folga. Já  outras duas professoras estão afastadas por motivos de saúde. As professoras que receberam o prêmio assiduidade são as professoras Liliam (somente à tarde), Andressa (vice-diretora da tarde e a  Silvia( responsável pela biblioteca). Mas acreditamos que a escola não irá ser prejudicada porque já há professores para substituir as que estarão em licença.      

Organização e cuidados com o meio-ambiente são premiados.

 A tarefa a ser realizada no primeiro semestre era manter a sala de aula limpa, o lixo separado, as luzes e ventiladores desligados. Atingindo em 80% a meta, os alunos poderiam ganhar um passeio para onde a turma escolhesse ir. Pois os alunos capricharam e as salas de aula não pareciam mais as mesmas do ano passado. As classes permaneceram limpas. Houve economia de luz e até mesmo de papel, que deixou de ser transformado em bolas para serem jogadas nos colegas e ventilador.
 Prêmio conquistado, segunda-feira, dia 09 de julho, às 13h, os alunos  do turno da manhã realizaram  um passeio ao Shopping Iguatemi.
Chegando ao Shopping, os alunos passearam e logo depois foram ver o filme escolhido, poderiam optar por Madagascar ou Era do Gelo 4 ou, se não quisessem ver nenhum dos dois, poderiam apenas passear pelo Shopping.
O evento foi um sucesso, pois saíram da escola 3 ônibus lotados.
Da próxima vez, serão necessários 90% para os alunos poderem fazer um novo passeio. Capricha aí, gurizada, principalmente porque assim estão aprendendo a cuidar de seus espaços e colaborando com um mundo melhor.
                                                                                                           Tais Ferreira

Jovem envolvido com a comunidade
Nossa aluna, Thalia de Vargas Pansera, da oitava série, que participou do Ryla em Farroupilha, agora integrante do Interact Club, neste sábado, dia 04 de agosto, assumirá a presidência do clube.
O Interact é um grupo de jovens entre 13 e 18 anos que se dispõe a ajudar, visitando hospitais, asilos, instituições de caridade e outros locais, levando amor e carinho aos mais necessitados.
Parabéns, Thalia.

Campeões de reciclagem

       No dia 07 de agosto, no turno da tarde, serão entregues as comendas para os alunos que trouxeram o maior número de materiais recicláveis.
Conforme o regulamento, todos os alunos que colaboraram com mais de 200 peças farão jus ao distintivo em solenidade a ser realizada no salão da escola. Em próximas edições publicaremos nomes dos vencedores e fotos.            

Conhecendo os Biomas
No dia 10 de julho, quarta-feira, nós tivemos, aqui na escola, a Mostra de Ciências. O tema da mostra era: Os Biomas Brasileiros. As turmas 511 e 512 abordaram o Pampa Gaúcho, o tema da turma 611 foi a Caatinga, que foi mostrada em maquete, o tema da turma 612 foi o Cerrado que também foi em maquete, a turma 711 fez a Mata de Araucária, mas foi feita de instalações, o tema da turma 712 era a Mata Atlântica que foi representada por maquete, a turma 701 fez a Floresta Amazônica que foi representada por instalações, a turma 702 fez o Pantanal que também foi representado em instalações, a turma 801 fez a Mata dos Cocais que foi representada por instalação, e por último a turma 802 fez O Manguezal que também foi feita de instalações. A mostra recebeu alunos, pais, professores e familiares.
 A professora Lilian, coordenadora do projeto, diz que  foi mais fácil fazer a mostra com um só tema, pois o mesmo pôde ser aprofundado. No ano passado, os temas foram diferentes, houve um pouco de tudo, mas de forma superficial e por isso a decisão de fazer a Mostra desta forma. Houve também economia de material e menos desperdício. Outro ponto positivo foi o grande envolvimento de todos os alunos.
Segundo o estudante Maycon Piccoli, este ano foi “muito tri”.
Que bom que os objetivos foram atingidos e todos ficaram felizes.
Vejam todas as fotos no facebook da EMAC.
                                                                                        Ândrea Gabrielle Kieling Lirio

terça-feira, 10 de julho de 2012

Contação de História: Amanda no País das Vitaminas

Turma 211 na construção de suas geladeiras.
Objetivo: Incentivar uma alimentação saudável para ter uma saúde melhor.
Após a contação da história os alunos foram incentivados a verificar o que havia em suas geladeiras. Foi feita classificação dos diferentes tipos de alimentos.
Confecção de geladeira com caixas e os alimentos com massa de modelar.
Depois realizaram o jogo de alimentos e problemas matemáticos com histórias matemáticas criadas a partir do jogo.
Vejam as fotos do processo desta atividade no link:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.183715515092416.39740.100003619070462&type=3&l=bd56e4eccd

terça-feira, 3 de julho de 2012


Olimpíadas da Língua Portuguesa – Memórias
        Você tem alguma memória que marcou sua vida? Se você tem, compartilhe conosco! Mas você não sabe o que é uma memória?
            Bom, memória é uma lembrança do que aconteceu em sua vida e que lhe marcou muito, um acontecimento que aconteceu, enfim um fato que lhe deixou marcado de algum modo. É isso que a Olimpíada Portuguesa quer que nós façamos, recontando os fatos ou memórias de nossos pais, avós, tios, parentes, enfim uma pessoa que vivenciou um fato que o marcou.

            Com base nesses depoimentos de parentes, as turmas 701 e 702 escreveram memórias, trazendo objetos, fotos, textos se ainda tinham. E foi com esse trabalho que aprendemos um monte de coisas sobre cada história contada. Nesse trabalho houve várias histórias de paixão, de ação, de perdas, de doenças...

Os tempos são outros
Um novo mundo começou: computadores, celulares, tablets -  uma era de recursos tecnológicos que trazem facilidade e rapidez na hora de se comunicar, e até mesmo na hora de trabalhar e estudar.
Lousa
Antigamente, as pessoas que iam à escola tinham uma lousa na qual escreviam, decoravam e logo depois tinham de apagar, ou seja, anos atrás, as pessoas sabiam muito, mas sobre pouco! Já hoje,  as pessoas sabem menos, mas de muito!Exemplificando: As pessoas dominavam cálculos. Sabiam a tabuada e faziam contas com incrível rapidez. Sabiam os fatos da História, os acidentes geográficos, tudo na ponta da língua. Já hoje, as pessoas acessam a um número imenso de informações, mas aprofundam essas informações? Sabem de cor onde fica o Rio Tâmisa?  
Pois a aluna Ketlen Huber, numa das oficinas da Olimpíada da Língua Portuguesa, trouxe à escola uma lousa que pertencia a sua bisavó. Na época, em torno de 80 anos atrás, não havia cadernos e ela copiava o conteúdo na lousa, decorava e depois apagava. Então, as pessoas eram obrigadas a decorar, pois depois não tinha onde consultar.
Emily teclando até na parada do ônibus
Entretanto agora, observe o flagrante que demos em nossa jornalista Emily, na parada de ônibus em frente à escola. Depois de um dia inteiro de estudos, nada melhor do que usufruir das tecnologias, não é? Por que decorar, se encontra tudo ali?
Mas é bom não exagerar nestes divertimentos, pois tudo que é bom pode acabar lhe fazendo mal de diversos modos: pode afetar sua visão, você pode ficar mais preguiçoso e desatento, com dor nos ombros e costas...
 Mas se você quer ser bom mesmo, aproveite as oportunidades que a vida tecnológica oferece, mas seja curioso e aprofunde seus conhecimentos, foque alguma coisa e saiba muito sobre o assunto. Você vai gostar! O conhecimento é apaixonante e a cada janela, muitas outras se abrirão, mostrando que o conhecimento é infinito.

Emily Lorenzatti e Pauline K Bisutti


segunda-feira, 2 de julho de 2012


Viajando na Mostra de Ciências
Aproxima-se mais uma Mostra de Ciências na escola Angelo Chiele.
Como todos os anos, há um envolvimento grande de alunos, professores e diretores. Este ano, os “cientistas” de 5ª a 8ª séries desenvolveram o assunto: “Os biomas do Brasil”. Cada turma ficou responsável por um bioma.  Todos se empenharam e pesquisaram sobre a fauna e a flora de uma região. No dia da feira, que será dia 11 de julho, cada turma devera apresentar uma “armação” onde registrará suas aprendizagens.
         Por exemplo, a turma 701 fará uma “armação” sobre a Amazônia, com árvores, animais e sons. Cada turma deverá ter sua “armação” pronta até o dia 11 de julho, no salão da escola, para apresentar para outras turmas.
Quem nunca teve a oportunidade de viajar, é só vir e conhecer a Mostras de Ciências da EMAC! Com certeza, vai viajar!.
Felipe Pansera 

É TEMPO DE SE PREPARAR
As interséries de vôlei de trio já estão chegando. E aí, galera, já estão se preparando?  As interséries de voleibol serão realizadas nos dia 9 e 13 de julho, no ginásio de esportes do Bairro São Luiz. O que a gente pede é que os alunos não joguem lixo no chão, porque depois as professoras têm que ficar ajuntando a sujeira toda. Fora isso, as interséries são muito interessantes porque todos jogam e ninguém fica de fora. Nós também podemos praticar os jogos que treinamos todos os anos, e há muita comunicação entre os alunos enquanto outros jogam.