A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


TORCENDO POR MAIS UM TÍTULO

Dia 29 de agosto, na cidade de Vacaria, a Equipe Mirim de Futsal enfrentará mais um grande desafio: vencer o campeonato regional do qual participarão estudantes de diversas Coordenadorias Regionais   de Educação.
Para chegar lá, esta turma da pesada já venceu diversos campeonatos: foi campeã dos Jogos Estudantis de Farroupilha- JEFs- foi campeã entre os estudantes de 8 municípios pertencentes à 4ª CRE- Coordenadoria Regional de Educação – jogos realizados no município de São Marcos. Agora os campeões das CRES Regionais vão disputar e os campeões participarão de um campeonato os campeões de todo o estado, que será realizado durante 3 dias, em Porto Alegre em data ainda a ser definida.
A professora Rose, treinadora da equipe, está muito esperançosa. Segundo ela: “ A  equipe é muito boa e está bem preparada”.
Os atletas são estudantes dos quintos, sextos e sétimos anos- nascidos em 2000 e 2001. Muitos deles participam de escolinhas, assim treinam bastante e estão em excelente forma.
A escola toda está torcendo para que os atletas tragam para a escola mais este título e que passem para a fase final.
Saiba quem são eles:
Wiliam Fridechs
Guilherme Cavallini de Almeida
Lucas Rosanelli Lopes
Weslei Menezes Dias
Vitor Queiroz Ribeiro
Rodolfo Somacal Biegelmeyer
Augusto Cesar Guilden Werner
André Luis de Brito
Jeferson Sachet

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Caminhada do IDEB                                                                       
Dia 22, as turmas 512, 611 e 612 participaram de uma caminhada junto com outras escolas para comemorar o IDEB de Farroupilha.
A escola Santa Cruz, de Nova Milano, tirou o primeiro lugar no Estado com o coeficiente 6,8 nas turmas de quinta a oitava série. Isso representa um grande orgulho para nosso município. Já a escola Oscar Bertholdo foi a 3ª colocada do Estado e a primeira do município do primeiro ao quinto ano, com o coeficiente de 7,7.  A nossa escola obteve o coeficiente de 5,7 da quinta a oitava série e de 7,3 do primeiro ao quinto ano.
A caminhada começou na prefeitura de Farroupilha e foi até a Praça da Matriz.



Fundamental de 5ª a 8 ª séries
1
Santa Cruz -6,8
2
Oscar Bertoldo- 5,8
3
Presidente Dutra e Angelo Chiele - 5,7


Fundamental do 1º ao 5º ano
Oscar Bertoldo- 7,7
2
Presidente Dutra e Angelo Chiele - 7,3

Escrever é potencializar oportunidades

Na tarde do dia 27 de agosto, reuniu-se a comissão formada pela direção, professores e membros da comunidade para fazer a seleção dos melhores textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa na etapa escolar.
A comissão foi formada pelos seguintes membros:
- Diretora: Elisette Piano,
- Membro da Comunidade: Guilherme Fernandes
- Professora de Português: Francieli Pigosso
- Professoras: Joelma Roland e Sabrina Petri
A comissão selecionou o melhor texto em cada modalidade em que a escola participou: poesia: quintos e sextos anos; memórias literárias: sétimos anos e sétimas séries, crônica: oitavas séries. Os textos selecionados serão enviados à comissão municipal, que por sua vez fará a seleção dos concorrentes de todas as escolas públicas do município.
A Olimpíada da Língua Portuguesa, um projeto do Ministério da Educação com apoio de inúmeras entidades, visa, através de sequências didáticas, ensinar os estudantes a produzir bons textos nos gêneros propostos. Desta forma, se ao longo de sua escolaridade os estudantes participarem de todos os gêneros, aperfeiçoarão muito a qualidade de sua produção textual e, sabendo  usar a escrita para se comunicar, terão  oportunidades  maiores em muitos aspectos de sua vida.
Concluída a leitura dos textos, os vencedores foram:
Poesia: O LUGAR ONDE VIVO, de Alana Müller- quinto ano - orientada pela professora Odete
Memórias Literárias: MEMÓRIAS DE UMA BORBOLETA SEM METAMORFOSE, de Alisson Maciel Dreher- sétima série- orientada pela professora Ângela
Crônica: O EXORCISMO EM FARROUPILHA, de Marcos Bellaver - oitava série- orientada pela professora Elenára.
Parabéns aos alunos vencedores! Conforme a comissão, foi difícil fazer a escolha, pois havia muitos textos bons.
Parabéns também às professoras que desenvolveram as oficinas e orientaram os estudantes.



Entre erros e risos, tudo acabou bem
Neste último sábado, alguns alunos da 7ª série fizeram o Sacramento da Crisma, e por mais que eles soubessem que era um compromisso sério que estavam assumindo, eles não conseguiram ficar sem perceberem os erros decorridos durante a missa, como o padre quase cair, o sacrário emperrar, e quando abria fechava, sem falar em algumas pessoas inconvenientes mascando chicle ou conversando. Mas falando sério mesmo, a Crisma é a renovação do Batismo e, assim, o comprometimento com Deus.
Mas a caminhada até aqui - foram três anos e meio de catequese, sem falar que tiveram que passar pela primeira comunhão e também tiveram que se confessar- foi gratificante. Também foram boas as comemorações, cada um comemorou de um jeito, seja uma festança ou uma festinha, e em vários locais: em pizzarias, em casa ou ainda em locais alugados, o melhor foi reunir a família e os amigos. E falando nisso, alguns padrinhos fazem coisas muito legais para assumir esta responsabilidade: pedem para ser batizados, fazem catequese, alguns até enfrentam 6 horas de viagem de ônibus. Mas entre erros e risos, tudo acabou bem.                                                                  


Ensaiando Para Jogar

Nós, da Escola Angelo Chiele, estamos organizando os treinos de handebol para os JEFs- Jogos Estudantis de Farroupilha.  Iremos nos  dividir entre Mirim e Infantil, com  dois times masculinos e dois times femininos. Os treinos de handebol são às quartas-feiras para o time masculino e às quintas-feiras para o time feminino.
O time masculino mirim é composto por: Guilherme Cavalini, André Britto, Rodolfo Biegelmeyer, Vitor Q. Ribeiro, Jonas Donadelli, Renan Ferrari, Augusto Werner, Cassiel Francisquetti, Giovani Benedetto, Patrick da Silva, Jeferson Sachet e Lucas Lopes.
O time feminino mirim é composto por: Eduarda Brumelhaus, Andrea Lirio, Isabel Skorek, Julia Bortolini, Vitória Tarso, Endiel Martin, Marina Fontanive, Beatriz Ferreira, Gabriely Vassoler, Laura Zanella e Larissa dos Santos.
O time infantil masculino é composto por: Gabriel Perin, Vicente De Cezero, Eduardo Morais, Hiago Moreira, Marcelo Fracasso, Giordani Oliveira, Leonardo Gasperin, Marcos Damin, Ricardo Campeol, Marlon Cardoso, Bruno M. de Oliveira, Lucas Manoel, Robson Tres e Ruan de Braga.
O time feminino infantil é composto por: Gabriela Flores Dos Santos, Clarissa Tumelero Dias, Ketlen Huber, Nataly Granna, Vitória Tarso, Endiel Martin, Caroline Costa, Pamela Dos Santos, Rafaela Beigelmeyer, Natalya Westerlund, Pauline Bisutti, Larissa Campeol, Eduarda Pereira de Paula e Eduarda Gomes de Souza.

Vicente De Cezero

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Compreendendo o fenômeno da chuva

Dia 13 de agosto, a turma 612 fez uma experiência de ciência com a Professora Lilian sobre “O ciclo da água na natureza“.
A experiência foi feita da seguinte maneira:
Sobre um fogaréu, foi colocada uma chaleira com água e dois pratos com pedras de gelo. Dessa forma, aprendemos como a água evapora e se condensa ao encontrar o frio.
Fazendo Chover
Colocamos água quente na vasilha de plástico e a cobrimos com filme plástico, vedando-a. Após, colocamos os cubos de gelo sobre o filme plástico da vasilha com água quente. Observamos que quando colocado o gelo sobre o filme plástico, o vapor de água quente se condensava e a água se precipitava fazendo com que chova dentro da vasilha.
Para os alunos, fazer experiências assim é uma coisa divertida e ao mesmo tempo um aprendizado novo, pois é diferente daquilo que é feito em sala de aula onde se aprende a teoria. A experiência mostra a teoria na prática.  


Finalmente chegou o resultado
Nossa escola recebeu os resultados das Olimpíadas de Matemática. A segunda fase será mais difícil, mas falando sério, não há nada melhor que ver o resultado de um trabalho bem feito. Parabéns para os classificados. Desejo-lhes uma boa sorte.
A seguir estão os nomes dos classificados para a segunda fase:
Classificados - Nível 1 (6 alunos)
Código
Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
1
RS43061842101026
GUILHERME CAVALLINI DE ALMEIDA
Sala-01
2
RS43061842100472
JOAO VITOR COSTA DA CRUZ SILVA
Sala-01
3
RS43061842100381
LUANA BERNA
Sala-01
4
RS43061842100952
LUIZ AUGUSTO SOUZA DA SILVA
Sala-01
5
RS43061842100083
NICOLAS ROSSETTO JACQUES
Sala-01
6
RS43061842100356
VITORIA BERLAVER
Sala-01




Classificados - Nível 2 (5 alunos)

Código
Nome do Aluno
Sala de Prova na 2a Fase
1
RS43061842200442
ALISSON MACIEL DREHER
Sala-02
2
RS43061842200430
FLAVIA GODOY OLIVEIRA
Sala-02
3
RS43061842200855
LARISSA CAMPEOL
Sala-02
4
RS43061842200612
LUCAS MANOEL
Sala-02
5
RS43061842200764
MARCOS VINICIUS CHIELE DAMIN
Sala-02


Visitante mais que esperado!
No dia 17 de agosto, recebemos em nossa escola o escritor André Neves, autor de várias obras como: Obax, Seca, Colecionador de Pedras, Caligrafia de Dona Sofia e muitos outros.
Ele nasceu no Recife, em Pernambuco, mas atualmente mora em Porto Alegre, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Além disso, dedica parte do seu tempo para realizar palestras e oficinas sobre literatura infantil e juvenil. Formado em Relações Públicas, começou a estudar Artes Plásticas em 1995, é um dos mais famosos ilustradores da literatura infantil e juvenil da atualidade e atua há quase dez anos como ilustrador. Já trabalhou com editoras como; Paulinas, Mundial, DCL e outras.
Chegou a nossa escola esbanjando sua alegria nordestina e nos deixando encantados com seu carisma e talento, que ele não deixou de mostrar, em um simpático desenho com alguns de seus famosos personagens. Foi uma pena que nem todas as turmas puderam assistir à palestra que diferenciaria muito seu pensamento sobre a arte de escrever e de desenhar, porque foi mal comunicado o horário e por isso tiveram de ficar na Educação Física, do começo ao término - das 09h às 11h45min.


Sem dúvida, foi inesquecível e trouxe muito conhecimento e cultura para nós e nossa criatividade. Então, agora é hora de por em prática!

Nos Caminhos da Epopeia
Viver e sentir o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros italianos na região, já é uma realidade. Isso pode ser feito em Bento Gonçalves na Epopeia Italiana Parque Temático.
Foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente.
Todos os anos, as professoras dos quartos anos da Escola Angelo Chiele levam suas turmas para a Epopeia, em Bento Gonçalves. Esse ano, da mesma forma, no dia 17 de agosto, sexta-feira, as professoras Glória e Flávia fizeram esse passeio com suas turmas.
Amanda Mantovani foi entrevistada e falou que o passeio foi muito legal, viram muitas coisas interessantes.
“A parte mais legal foi quando nós estávamos andando e começamos a entrar em um navio, quando nós nos acomodamos, começou a passar uma história na tela.”

Vicente De Cezero

Professora nova na escola

No dia 09 de agosto, começou a lecionar, em nossa escola, a professora Loivane Fatima Rebelatto Amaral. Ela atua na disciplina de Educação Física e ministra aulas para a educação infantil e para os primeiros anos no turno da tarde. Loivane dá aula em nossa escola somente nas quintas-feiras, que é quando os professores dessas turmas tem EP (Encontro de Formação Pedagógica).
Thalia de Vargas Pansera

Misturando Arte com História
A turma 711 fez algumas maquetes de história, sobre “As Grandes Navegações.” Sobre, principalmente, a chegada dos portugueses no nosso país no ano de 1500. Nós aprendemos muito, sobretudo com a ajuda da excelente professora que é a Valéria. Com muito trabalho duro, mas instrutivo, todos nós conseguimos fazer um ótimo trabalho. Aliás, foi muito melhor do que fazer qualquer trabalho escrito chato, nós misturamos arte com história. Usamos alguns materiais como gel, esponja, papel, tinta, entre outros, sempre reciclando, é claro. Lembre-se:“Reciclar é amar”. Nós, alunos, esperamos mais alguns trabalhos como esse.



                                                                             Ândrea Kieling Lirio                           

Visita de ex-alunos
No dia 16 de agosto, tivemos a honra de receber a visita de nossos ex-alunos: Renan Kurmann, Gregoli Arossi, Douglas Pola e Daniel Bortoncelo.
 Há dois anos, saíram de nossa escola e agora estudam no Colégio Estadual Farroupilha, cursando o 2º ano do Ensino Médio. Depois de passarem 9 anos aqui em nossa escola, os quatro continuam amigos, porque, afinal, a escola foi e é a segunda casa de todos os alunos e amizades que se constroem nessa fase costumam ser eternas.
Ficamos felizes sempre que recebemos visitas assim. É bom ver como se desenvolveram, saber o que estão fazendo e, principalmente que não esqueceram do lugar onde viveram experiências tão importantes.
Emily Susan Lorenzatti Maziero

A volta da professora Leoni
Durante um bom período deste ano, as turmas 712, 611 e 612 ficaram sem a professora titular, porque ela estava licenciada por motivo de saúde.
Enquanto a professora Leoni não estava na Escola, a professora Rosana assumiu seu cargo de professora de Português. Com ela fizemos muitas atividades, mas agora, nesta segunda, a professora Leoni voltou, e então, a partir de agora, começaremos a fazer provas, coisa que não fazíamos antes.
Foi muito legal enquanto a professora Leoni esteve fora, a professora Rosana foi muito criativa, sempre deixava os alunos anotarem no quadro. A professora Leoni é muito competente e exigente. Aprendemos muito com a Rosana, rimos muito, até choramos, quando levamos falta, mas a Leoni, voltou e voltou com tudo.
Bem-vinda, professora Leoni, vamos nos esforçar para aprender bastante.
Obrigado, professora Rosana, vamos sentir saudades de você!
Victor Silvestrin do Amaral

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O QUE PENSAM OS PAIS DOS ALUNOS DA EMAC


Entrevistamos pais de alguns dos nossos alunos. Vejam o que eles pensam sobre a paternidade e como ela reflete no cotidiano.



Qual é o seu nome?  Dalberto Camatti
1.                      Idade? 45 anos
2.                      Nome do(s) filho(s)?  Jéssica e Jonathan
3.                      Grau de Instrução: cursando o superior no CESF – Gestão Administrativa
4.                      Profissão: Metalúrgico
5.                      Você gostaria de ter mais filhos?  Não
Dalberto e Jonathan
6.                      Você acredita que atualmente é mais difícil educar os filhos?  Sim, porque hoje em dia eles estão conectados com o mundo inteiro através da internet e outros meios de comunicação, onde os limites não são aceitos pelos filhos e os pais não são valorizados.
7.                      Como você compensa o pouco convívio com seu filho(s), devido ao trabalho?  Eu trabalho e estudo de noite e só não convivo com eles quando eles estão dormindo, mas sempre procuro estar junto o máximo possível e no final de semana a família sempre sai unida.
8.                      Há alguma atividade rotineira que vocês realizam juntos? As três refeições diárias, fizemos os temas juntos, jogamos bola na garagem e andamos de bicicleta.
9.                      Em que aspecto, vocês (pai e filhos) se assemelham? No modo de pensar, agir e trabalhar, com as pessoas e as dificuldades do dia a dia.
10.                  Comente a frase do psicanalista Içami Tiba “Quem ama, educa”:  Como você vai educar seu filho sem amor? Por isso acredito que o amor transforma, apoia, ajuda a construir a vida de cada ser humano.
11.                  Que ensinamento você gostaria de deixar para seu filho(s)?  Que eles nunca deixem de ouvir os conselhos das pessoas mais velhas, como pais e avós. E que nada se consegue sem dedicação, trabalho, amor.
12.                  O que mudou em sua vida a paternidade? A paternidade muda completamente a vida da gente, você se preocupa mais, age e pensa de um modo diferente, na qual a responsabilidade é maior. Porque você deixa de lado a sua liberdade e a vida tranquila de duas pessoas e passa a curtir mais seus filhos, formando uma família.


Qual é o seu nome? Roque Hünning.
1)              Idade? 49 anos.
Roque e Marquinhos
2)              Nome do(s) filho(s)? Marquinhos Hünning.
3)              Grau de Instrução: 5ª serie
4)              Profissão: Aposentado.
5)              Você gostaria de ter mais filhos? Não
6)              Você acredita que atualmente é mais difícil educar os filhos? Muito mais.
7)              Como você compensa o pouco convívio com seu filho(s), devido ao trabalho? Procura estar junto o máximo possível.
8)              Há alguma atividade rotineira que vocês realizam juntos? Caminhadas.
9)              Em que aspecto, vocês (pai e filhos) se assemelham? Tocar teclado.
10)          Comente a frase do psicanalista Içami Tiba “Quem ama, educa”: É certo.
11)         Que ensinamento você gostaria de deixar para seu filho(s)?Tudo o que gostaria é de estudar porque patrocínio tem.
12)         O que mudou em sua vida a paternidade? Mais preocupado com a criança.


Qual é o seu nome?  Paulo Roberto Campeol.
1)              Idade? 28 anos.
2)              Nome do(s) filho(s)?  Augusto e Vitor Campeol.
3)              Grau de Instrução: 1º grau completo.
4)              Profissão: Sapateiro.
5)              Você gostaria de ter mais filhos? No momento não.
6)              Você acredita que atualmente é mais difícil educar os filhos? Sim.
7)              Como você compensa o pouco convívio com seu filho(s), devido ao trabalho? Jogando bola, jogar vídeo-game, brincar.
8)              Há alguma atividade rotineira que vocês realizam juntos? Ir para chácara, jogar bola (todos sábados).
9)              Em que aspecto, vocês (pai e filhos) se assemelham? No Augusto, as atitudes e o Vitor na comida, ele não nega nada.
10)         Comente a frase do psicanalista Içami Tiba “Quem ama, educa”: Tudo na vida que é feito com amor dá certo.
11)         Que ensinamento você gostaria de deixar para seu filho(s)?  Sinceridade e Honestidade.
12)         O que mudou em sua vida a paternidade? Responsabilidade.


Qual é o seu nome?  Adelino Gambato.
1)              Idade? 53 anos.
2)              Nome do(s) filho(s)?  Suellen, Jessica, Adeilli, Camilli. 
3)              Grau de Instrução: 2º Ano Incompleto.
4)              Profissão: Representante comercial.
5)              Você gostaria de ter mais filhos?  Não.
6)              Você acredita que atualmente é mais difícil educar os filhos?  Sim.
7)              Como você compensa o pouco convívio com seu filho(s), devido ao trabalho?  Mais nos finais de semana.
8)              Há alguma atividade rotineira que vocês realizam juntos?Não
9)              Em que aspecto, vocês (pai e filhos) se assemelham?  Honestidade e trabalho.
10)         Comente a frase do psicanalista Içami Tiba “Quem ama, educa”:  Só assim para mudar o mundo.
11)         Que ensinamento você gostaria de deixar para seu filho(s)? Seja feliz fazendo os outros felizes.
12)         O que mudou em sua vida a paternidade? Mais alegria e responsabilidade.

Qual é o seu nome?  Jorge Mello
1.               Idade? 50 anos
2.               Nome do(s) filho(s)?  Giovane, Lucas, Vicente
3.               Grau de Instrução: 2º grau completo
4.               Profissão: Zelador
5.               Você gostaria de ter mais filhos? Não
6.               Você acredita que atualmente é mais difícil educar os filhos?  Sim.
7.               Como você compensa o pouco convívio com seu filho(s), devido ao trabalho?  À noite e nos finais de semana.
8.               Há alguma atividade rotineira que vocês realizam juntos? Escolinha de futsal.
9.                Em que aspecto, vocês (pai e filhos) se assemelham?  Nos compromissos e no bom humor.
10.           Comente a frase do psicanalista Içami Tiba “Quem ama, educa”: Quem ama saber dizer não, sabe impor limites.
11.           Que ensinamento você gostaria de deixar para seu filho(s)?  Honestidade, companheirismo, amor e familiaridade.
12.           O que mudou em sua vida a paternidade? Responsabilidade e comprometimento.