A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 27 de março de 2012


Será que eles trarão medalhas?
Mais uma vez, os nossos atletas de futsal, os melhores sob o ponto de vista das professoras que observam suas habilidades durante as aulas de Educação Física,  vão disputar medalhas. No dia 28 de março, quarta-feira à tarde, às 13 horas, os atletas deverão estar na escola para pegarem o transporte em direção ao Parque Cinquentenário. Veja a seguir os atletas do Mirim Masculino. As finais serão na outra terça, tomara que eles cheguem lá!.
               ATLETAS
Guilherme Cavaline de Almeida
Lucas Lopes
Wilian Friedrich
Pedro H. Otalakowski
Augusto C. Werner
Vitor Q. Ribeiro
Yuri R. de Oliveira
Jeferson Sachet
Jonas Donadeli
Andre Luiz de Brito
Rodolfo Bielgelmeyer
E esses são os atletas do Mirim Masculino, agora vamos ver os atletas do Infantil Masculinho, que será no dia 28 de março, quarta feira de manhã, às 7 horas e 20 minutos na escola. Os os atletas terão de vir com calção preto e meias brancas,as finais serão na outra semana, veja os atletas:
          ATLETAS
Allison Maciel Dreher
Leonardo Ferrino Otalakowski
Thomas Koche Sgarbi
Ricardo Fanton Campeol
Giordan Torchetto Oliveira
Ruan Policarpio de Braga
Róbson Felipe Tres
Leonardo Edson Carbonera
Lucas Rosanelli Lopes
Gabriel Perin
Leonardo Gasperin
Matheus Saldanha
E esses são nossos atletas dos JEFs.
                                                                                    Victor Silvestrin

Dia da água
O dia da água aconteceu dia 22 de março. Esse dia é muito importante, afinal a água é importante para todos nós. As professoras já estão organizando alguns trabalhos para os alunos se sensibilizarem com este bem tão precioso. Aqui na nossa escola, nós vamos fazer  atividades no dia 28 de março, quando teremos uma palestra com o Sr João Ziero, da CORSAN, e depois cada turma fará um trabalho com as informações recebidas.
 Algumas pessoas pensam que é só nesse dia que devemos cuidar da água, mas não é. A água é importante todos os dias, se você só cuida da água nesse dia, é como se você tomasse banho só no seu aniversário. A água é usada toda hora, por exemplo, quando você toma banho, quando  lava roupa, na hora de comer, quando você lava as verduras e os legumes, na hora de lavar a louça... Pense no mundo sem a água, seria horrível, não existiria humanidade, estaríamos todos mortos. E é tão fácil de cuidá-la, começando por fechar a torneira quando se escova os dentes, tomar banho menos demorado, não lavar o carro com mangueira e sim com um balde de água, usar a água da máquina pelo menos duas vezes, é tão fácil! As pessoas até às vezes reclamam que falam sobre a água muitas vezes, mas se elas cuidassem da água, não apareceriam tantos apelos na TV, na rádio, nos jornais e outros lugares. Vamos, pessoal, vamos cuidar da água, é tão fácil, não há dificuldade, digo isso para os idosos, adultos, jovens e crianças. Nós, jovens e crianças, vamos cuidar da água porque nós é que somos o futuro do mundo.
                                                                       Ândrea Lirio 


Saindo da escola para aprender
A turma com nosso prefeito Ademir Baretta
Os quartos anos, das professoras Flávia e Glória, no dia 22 de março, visitaram a Prefeitura Municipal e conversaram com o Senhor Prefeito e o Senhor Secretaria de Educação, visitaram também a Igreja Matriz e o museu Casal Moschetti.  A atividade integra o projeto “Conhecendo Meu Município”.
Alunos com Secretário da Educação Bolivar Pasqual
A atividade precisou ser planejada uma vez que os alunos precisam de autorização dos pais para sair da escola, precisam contribuir para pagar o transporte e depois mostram suas aprendizagens através de trabalhos orientados pelas professoras.

O contato com as autoridades, a visita a locais históricos e culturais amplia o conhecimento e pela alegria do convívio se torna inesquecível para os educandos.

Colônias de bactérias em nossa boca?
Os alunos das turmas 711 e 712 realizaram uma prática com microscópio. Após observarem colônias de bactérias da mucosa bucal, os alunos reproduziram o que viram através de desenhos.


segunda-feira, 26 de março de 2012


Uma visita esperada!
Profe Simone com seu filho Matheus
A nossa querida professora de Inglês, Simone, veio nos visitar, mas não veio sozinha, ela veio com a fofura do Matheus. Pra quem não sabe, o Matheus é o filho dela que nasceu dia dois de fevereiro desse ano. A Prof.ª Simone volta só em julho, mas ela veio matar a saudade dos alunos e dos professores, e também, é claro apresentar o seu filho. O Matheus é tranquilinho, passou nas salas e dormia sem acordar, mesmo com o barulho da euforia dos alunos. Te adoramos profª. Adoramos a visita, não aguentávamos mais de saudades! Te esperamos em julho! 
                                                                                 Ândrea Lirio    

Semana da Alimentação Escolar
Nesta semana, estamos comemorando a Semana da Alimentação Escolar. A merenda, além de ser gostosa, é fonte de energia e vitaminas para os alunos serem mais saudáveis e terem uma boa nutrição. A maioria dos alunos come a merenda servida na escola, mas há alguns que não comem, pois a acham muito pesada, isso quando a escola ofereça um almoço com arroz e feijão às dez horas da manhã. Para alguns alunos é bom, pois não tomam café da manhã antes de sair de casa e quando retornam, ao meio- dia, se os pais trabalham fora e não fazem almoço, não estão com fome porque comeram o lanche da escola. Alguns alunos sugerem que só sejam servidos  bolachas, chás, cafés para que não seja o almoço às 10h da manhã.
Eduarda Rodrigues e Camilla Bernardi

Torneio de pesca
No último domingo, dia 25 de março, ocorreu, no Parque dos Pinheiros, o Torneio de Pesca que foi promovido pelo DMD, Prefeitura Municipal de Farroupilha, Secretaria Municipal da Agricultura e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos. É uma ótima opção para um domingo. Que tal ano que vem?
Vários alunos participaram e contaram-nos que foi muito divertido. A aluna Letícia Chies pescou o maior peixe do campeonato e por isso ganhou um prêmio.
Fabiane Tonin 801

.         Fibra Ótica         .
Nossa escola estará participando de um projeto e vai ganhar uma rede de internet de fibra ótica, o projeto tem objetivo de avaliar a experiência e sua relação com uma Nova Educação. Também esperam contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, proporcionando novas estratégias de ensino com suporte de tecnologias digitais, estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pelos professores, sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo onde o foco maior esteja no desenvolvimento das competências básicas como preveem os PCNs, elevar a autoestima dos professores que terão seus trabalhos publicados no Portal NET Educação.
A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Esse material pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros até vários milímetros.
A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.
A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio, esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo de vidro e o revestimento material eletricamente isolante. No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita.
Cabos de fibra ótica atravessam oceanos. Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projeto monumental. É preciso instalar um cabo com milhares de quilômetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo de fibra ótica intercontinental desse tipo instalada em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. Produzir cabos de fibra ótica envolve processos muito complexos e caros, o que exige uma demanda muito grande de usuários dispostos a pagar um pouco mais pelos recursos oferecidos pela tecnologia. Além disso, para alimentar grandes cidades, seriam necessários muitos retransmissores, e há relatos de perdas grandes de sinal em retransmissores divisores.
Vicente Domingues De Cezero

terça-feira, 20 de março de 2012


Lixo misturado no refeitório
Imagem de Leonardo Petry 
Os alunos da escola provaram que são capazes de cuidar da sua sala, cuidando de seu lixo, arrumando as classes, mantendo-as limpas, etc. Mas como é incrível a habilidade do ser humano, não, porque só com pressão consegue cuidar de seu lixo, a prova disso é o refeitório, que sem nada para anotar se separam o lixo e a organização, misturam o lixo e deixam restos de comida espalhados.
Mas agora isso vai mudar, pois já está sendo definidas consequências para quem jogar lixo no lugar errado, ou deixar resto de comida jogado pelo refeitório.
 E será que fora da escola também serão necessário leis para que as pessoas joguem o lixo no lixo?
Maycon Picoli

segunda-feira, 19 de março de 2012


Contação de História e Receita de Bolo
A professora Silvia, responsável pela sala de Leitura, contou para as turmas Educação Infantil uma história chamada O Caso do Bolinho, texto escrito por Tatiana Belinky e Ilustrado por Michio Yamashita. A história foi contada para mostrar um dos recursos para a contação de histórias, a repetição. Como recurso foi usado o projetor de slides. Eles gostaram muito e aprenderam a cantar a música do Bolinho que foi se repetindo para todos os bichinhos que tentam comer o Bolinho. Veja ela a seguir:
Eu sou um Bolinho,
Redondo e Fofinho,
De Creme Recheado,
Na manteiga assado.
Deixaram-me esfriando,
Mas fugi rolando!
O vô não me pegou,
A vó não me pegou.”
Depois que a professora Silvia contou a história, a Professora Marines fez um bolinho com os alunos, na cozinha da escola. Ela diz que foi gratificante fazer o bolo, porque as crianças se envolveram, participando na hora do preparo, alguns o compararam com o bolo da mamãe. Seguindo a receita e separando os ingredientes, além da diversão fazendo o bolo, eles também tiveram aula de Português e Matemática.Eles não viam a hora do bolinho ficar pronto,  queriam beliscar, passando o dedinho no bolo.
Veja mais fotos no facebook.
Victor Silvestrin

Estudando a História da Escrita

As turmas 701 e 702, as sétimas séries deste ano, na disciplina de português, estão estudando a História da Escrita. Estão aprendendo como tudo que é tão fácil para nós hoje, já foi muito difícil no passado.
As pessoas não podiam ir simplesmente a uma papelaria comprar papel, porque naquela época nem sonhavam com o papel que temos hoje, tudo era muito difícil, eles tinham de criar diversas formas de escrever.
Escreviam em argila, na parede das cavernas usando as cores disponíveis da natureza, em pedras com muita difilcudade de esculpir. Com o tempo, outras formas que foram surgindo, até inventarem o papiro, e depois o atual papel que temos hoje.
Conforme as formas de escrever, foram sendo dados nomes a estas escritas, como a escrita cuneiforme, hieroglífica, ideográfica, e também a pintura rupestre.
 




Maribel e Izélia no comando INFRAEREO


Como nos portões de embarque
Após bater o sinal da saída da escola, no período da tarde, as nossas locutoras põem-se em seus lugares e começam a chamar um por um dos alunos. Sabem o nome dos motoristas do transporte coletivo, o nome dos 240 alunos, conhecem seus responsáveis, elas sabem tudo!  Assim entregam um por um a seus responsáveis. Elas se divertem muito fazendo brincadeiras, cantando, enfim com todo carinho e cuidado de que só elas são capazes, cuidam melhor cada dia que passa de todas as crianças. Obrigada Maribel, e Izélia, nossas lindas e queridas locutoras de todas as tardes.
 Bom, isso tudo se iniciou com a Ideia da Izélia de fazer esse trabalho voluntário para não terem de gritar com os alunos que muitas vezes perdiam o transporte. Aí a Maribel sugeriu o microfone. A EMAC é a única escola de Farroupilha que criou esse serviço que dá maior segurança na saída da escola.   
                                                                                                   Eduarda Rodrigues



A escola agora tem Facebook
Agora a nossa escola também está na rede social do momento, o Facebook. Nossa profe do laboratório de informática Valesca Domingues De Cezero foi quem o criou, para manter um maior contato com pais, alunos, ex-alunos e professores.
Lá você já poderá encontrar fotos dos formandos das 8ª séries e do pré do ano de 2011.
 Por enquanto não se tem muitas informações sobre a escola, mas mais adiante terá.
Acesse nosso Facebook e nos adicione: link do face...
Emily Susan L. Maziero e Thalia de Vargas P.

terça-feira, 13 de março de 2012


Os líderes de cada turma

Nas primeiras duas semanas de aula na escola, cada turma escolheu seus líderes e vice-líderes, na turma 611 a líder é a Alícia Mangoni da Silva e os vices são Guilherme Giordane e Otavio Pertile Buratti. Na turma 612 a líder é Ritiele Galvão de Mello e os vices, Vitória Misturini Berlaver e Augusto César Werner. Na 711 o escolhido para líder foi o Abner Nunes da Luz e as vices são Eduarda Brummelhaus e Laura Paim.Na sala da 712 a líder é Vitória Maria Bellaver Tarso e as vices são Júlia Ferreira Bortolini e Bruna Henz Broilo.Na 701 o líder é o Felipe Pansera e os vices são Ricardo Fanton Campeol e Eduardo Henrique Mores.Na 702 a líder é Eduarda Perreira de Paula e os vices escolhidos foram Leonardo Henicka e Nathália Lima dos Santos Campeol.Na turma 801 a aluna escolhida para ser líder foi a Pauline Krindges Bisutti e os vices são Enzo Marchesin e Gabrielle Antunes Nunes.E na turma 802 o líder é Giovani Florek e os vices são Guilherme Boenny Strapasson e Cristiane da Silva Andrioli. Não podemos esquecer os professores conselheiros, a turma 611 escolheu a Lourdes, a turma 612 escolheu a Débora, a 711 escolheu a Fabíola, A Rose foi á escolhida pela turma 712, a Ângela foi escolhida pela 701, A Gabriela pela 702,a Valéria pela 801 e o professor Waldir pela turma 802.
                                                                    Ândrea Lirio


      

Reunião de Pais
No dia 06 de março de 2012 foi realizada a ASSEMBLÉIA GERAL nas dependências de nossa escola.
Foi citado na reunião sobre a saída dos alunos que é muito tumultuada. A diretora Zette diz que antes e após as aulas as crianças do turno da tarde ficam correndo pelos corredores da escola ao invés de ficar do lado de fora para pegar transporte ou esperar pelos pais.
1° FOLHA DA AGENDA TEM QUE ESTAR PREENCHIDA:
Segundo professores, a agenda é de uso diário e que se não estiver preenchida corretamente pode ser uma falta leve. Pois se qualquer coisa acontecer com algum aluno será da agenda o encaminhamento aos pais ou responsáveis.
MANTIDA MENSALIDADE DE R$15,00:
  Foi mantida por votação a mensalidade de 15 reais mensais. E os pais que não tiverem condições de pagar esse valor colaborem com o que puderem.
INTOLERÂNCIA DO UNIFORME:
Como sabemos o uniforme é de uso diário e ele é composto por três peças: calça, camiseta e blusão, se o aluno por ventura de algum acontecimento não vier com o uniforme completo deverá  ter uma justificativa na agenda. O aluno que não vier com o uniforme até o dia de hoje 12 de março de 2012, levará falta leve.


Veja também a prestação de contas 2011 que foi apresentada aos presentes:


Escola ganha material para Laboratório de Ciências
Já imaginou uma escola que fosse o local mais importante para uma comunidade? Seria muito legal, seguindo exemplos e ajudando a EMAC, as vezes ajudando com materiais básicos, ajudando os filhos no seu bom rendimento, me diz, não seria muito bom? O número de faltas iria diminuir muito, os alunos iriam se esforçar muito mais, tirariam notas maiores e muitas outras coisas muito legais ! Carina Fontanive deu seu exemplo ajudando o Laboratório de Ciências.
A professora Lilian pediu e ganhou um kit de lâminas para microscópio e uma pinça clínica. A doadora foi Carine Fontanive, dona da loja CAD, mãe da aluna da 7º ano, Marina Fontanive. As lâminas foram usadas numa pesquisa com a turma 712 e também serão usadas em outros projetos da escola, nos turnos de manhã e tarde. Ela ajudou, não só para ajudar a turma 712 com sua pesquisa, mas para ajudar a escola. Então, você não acha que ajudar a escola, os alunos, em tudo mais, não seria melhor ? Claro que seria, então com base nessas informações, ajude-nos.

TRABALHO COM PAPIRO

Nas turmas 701 e 702, a professora Ângela desafiou os alunos a fazer um papiro igual ao dos Sumérios um povo que usavam papiro como portador textual, pois ainda não haviam descoberto o papel. Os Egípcios ainda hoje fazem papiro e vendem aos turistas com textos, pinturas e gravuras.  A professora Ângela tem uma planta de papiro em casa, só assim os alunos puderam fazer a experiência, pois papiro é raro de se encontrar por aqui. O papiro é cheio de furinhos que ficam cheios de água, quando são amassados um a cima do outro eles se grudam. Cultivar um papiro é bem difícil, pois ele gosta de lugares quentes e úmidos.

segunda-feira, 12 de março de 2012


Dia do Bibliotecário
O dia do bibliotecário começou a ser comemorado em território nacional em 12 de março, dia do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.
   A coordenadora da sala de leitura da EMAC é muito importante para os alunos, pois o estímulo de leitura e de cultura são essenciais para eles. Ela gosta muito desse trabalho, acha muito importante para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura, essencial para a sua formação. Ela os estimula desde pequenos com a hora do conto. Agradecemos a nossa querida coordenadora, Silvia Zilli Possa, por esse apoio e estímulo.
Escola reconhece o trabalho de Sílvia
   Por falar em sala de leitura, chegaram novidades divertidas, interessantes e diversificadas, que já estão disponíveis para empréstimo. Confira abaixo:




Desafio Responsável
A direção da EMAC inventou um desafio para os alunos da escola. Todos os dias letivos os alunos têm a missão de deixar a sala de aula organizada e são avaliados nos quesitos: limpeza das classes, organização das classes em filas, separação do lixo orgânico e seco nas lixeiras, luzes e ventiladores desligados ao término da aula, recolhimento de papéis no chão. No final da aula, as domésticas vão de sala em sala ver se está tudo conforme os quesitos, naqueles que estão em ordem, elas colocaram um “ok” e se não estiver, elas colocaram um “N” (não). Se no final do mês estiver tudo Ok, a turma irá fazer um passeio por ter cumprida a missão do desafio responsável com muita organização.

Aprovados no IFF- Instituto Federal Farroupilha!

O IFF ofereceu 30 vagas para o ingresso no Ensino Médio em 2012. Setenta e dois adolescentes se candidataram para realizar as provas e, portanto, concorrer às vagas ofertadas. Só da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Chiele foram aprovados nove estudantes. Os aprovados foram: Carla Reginatto, Elisa Gajardo, Gabriela Lobo, Gabriel Sipp, Jean Peruzzo, Mateus Egger, Paula Camatti e Willian Pereira Hart. 
A prova foi realizada no dia 18 de dezembro de 2011 num domingo. Teve início às 8h30min com tempo de 4 horas para responder as 40 questões propostas. Nas cidades de Farroupilha, Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto, São Borja e São Vicente do Sul foram realizadas provas no mesmo dia e hora uma vez que em todas elas há Institutos Federais.
Se você quiser ingressar no IFF tem de estudar desde sempre para fazer a prova e ser aprovado!

Imagem retirada do Jornal Informante

Mulheres que educam

 As mulheres educadoras ganharam um lugar especial no Jornal Informante que desta forma comemorou o Dia Internacional da Mulher. A professora Ângela Silvestrin, uma das coordenadoras do Fique por Dentro, foi uma delas, há 18 anos ela dá aula na escola Angelo Chiele. As demais homenageadas foram: Andréia Rasera, Cristina Franceschet, Marinês Arrosi Orlandi, Magda Trubian Lazzari, Salete Gasperin, Elci, Maria Kroll, Marijane Damin, Filippi e Fernanda Francischini Schmitz.
Leia: http://issuu.com/informante/docs/www.jornalinformante.com.br?mode=window&backgroundColor=%23222222

Professoras Aniversariantes são Presenteadas
Elisa, Ivanice e Ângela com o presente

Nos anos passados, todas as professoras ganhavam uma lembrancinha de aniversário com o dinheiro da escola, mas este ano os professores montaram uma cooperativa para a qual todos contribuem com R$ 10,00 por mês. Esse dinheiro é usado para a compra dos seus lanches, erva do chimarrão e também para suas lembrancinhas de aniversário.
Em 2012, as lembrancinhas para todos os professores será um guarda-chuva, cada um ganhará um diferente, alguns mais coloridos, outros mais escuros, mas todos muito bonitos. As professoras Ângela, Ivanice, Raquel, Valéria, Maribel, Lucídea, Flávia e Eliza, foram  professoras que já ganharam seus presentes de aniversário por aniversariarem nos meses de janeiro e fevereiro.

terça-feira, 6 de março de 2012


A rotina das aulas continua
As aulas retornaram na quarta-feira dia 22 de fevereiro, com muitas novidades e assuntos entre os adolescentes da EMAC. Novos professores, alguns alunos novos e muita conversa para colocar em dia. Nos três primeiros dias de aula os alunos só conversavam, não tinha jeito de pararem, pois tinham muita conversa para colocar em dia. O início do ano sempre é legal, mas depois vai continuando a mesma rotina cansativa de sempre, que nos cansa só de pensar... Até já temos alguns alunos que já estão pensando nas férias! Calma alunos só faltam oito meses e meio para as férias voltarem.