A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

segunda-feira, 26 de março de 2012


.         Fibra Ótica         .
Nossa escola estará participando de um projeto e vai ganhar uma rede de internet de fibra ótica, o projeto tem objetivo de avaliar a experiência e sua relação com uma Nova Educação. Também esperam contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, proporcionando novas estratégias de ensino com suporte de tecnologias digitais, estimular uma rotina de planejamento e avaliação permanente pelos professores, sensibilizar os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo onde o foco maior esteja no desenvolvimento das competências básicas como preveem os PCNs, elevar a autoestima dos professores que terão seus trabalhos publicados no Portal NET Educação.
A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Esse material pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros até vários milímetros.
A fibra ótica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany.
A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio, esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo de vidro e o revestimento material eletricamente isolante. No núcleo, ocorre a transmissão da luz propriamente dita.
Cabos de fibra ótica atravessam oceanos. Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projeto monumental. É preciso instalar um cabo com milhares de quilômetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Nos anos 80, tornou-se disponível, o primeiro cabo de fibra ótica intercontinental desse tipo instalada em 1988, e tinha capacidade para 40.000 conversas telefônicas simultâneas, usando tecnologia digital. Desde então, a capacidade dos cabos aumentou. Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefônicos. Produzir cabos de fibra ótica envolve processos muito complexos e caros, o que exige uma demanda muito grande de usuários dispostos a pagar um pouco mais pelos recursos oferecidos pela tecnologia. Além disso, para alimentar grandes cidades, seriam necessários muitos retransmissores, e há relatos de perdas grandes de sinal em retransmissores divisores.
Vicente Domingues De Cezero

Nenhum comentário:

Postar um comentário