15 de novembro Proclamação da República
Todo mundo gosta quando um feriado cai na terça ou na quinta-feira, pois são quatro dias de folga direto. Quem dispensaria poder curtir a família, os amigos, sem ter que aturar aquele chefe ou professora chata, ou até mesmo o colega insuportável?

Quinze de Novembro é o 319º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 46 para acabar o ano. No Brasil, é feriado nacional, a data da Proclamação da República.
A proclamação da República foi um evento muito importante para a história brasileira. O episódio aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. O local era a Praça da Aclamação, atualmente chamada de Praça da República pelo motivo de ser o palco onde o marechal Deodoro da Fonseca acabou depondo o Imperador Dom Pedro II, e com esse golpe de estado foi instituída a República.
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário