A seção diário de uma escola fala sobre o que acontece na Angelo Chiele, com intenção de mostrar para a comunidade escolar os acontecimentos, eventos e notícias desta tão maravilhosa escola.
Quem são os alunos que realizam e participam dos eventos,
descrevendo as notícias em primeira mão para você ficar por dentro de tudo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Epopeia Italiana

Os alunos das turmas 411 e 412 irão assistir à Epopeia Italiana em Bento Gonçalves, no dia 13 de julho. Lá irão observar apresentações em vários ambientes.
No primeiro ambiente verão os trajes da época:

No segundo ambiente verão  Pedersano em 1875:


No terceiro ambiente terá a vida na Itália:


No quarto ambiente terá “A viagem para a América”:


No quinto ambiente terá a floresta da Serra Gaúcha:

No sexto ambiente aparecerão as primeiras habitações e a residência fixa


No sétimo ambiente aparecerá Bento Gonçalves em 1910


No oitavo ambiente aparecerão  indumentária típica


Por fim terá um novo ambiente onde será degustado o vinho,suco e biscoitinhos.


Para quem quiser conhecer e saber os horários estão aqui: Horário de Atendimento:
De Terça a Sábado: Das 9:00h às 18:00h
Domingos: Das 9:00h às 12:00h

Mais informações no site: http://www.epopeiaitaliana.com.br/default.html

UMA ATLETA OLÍMPICA NA EMAC?


No último dia 9, sábado, estudantes farroupilhenses, junto com outros 500 estudantes do RS, participaram da 16ª Copa Escolar de Ginástica Artística no Grêmio Náutico União em Porto Alegre. Para a alegria de sua família e de todos nós, da EMAC, a menina Laura Dick Schadeck, da turma 312, foi selecionada por uma olheira técnica para realizar testes para, quem sabe, entrar no seleto grupo de atletas do clube do qual já fez parte Daiane dos Santos,
Laura descobriu seu talento para a ginástica no ano passado, quando ainda residia em Balneário Camburiu, em Santa Catarina. Lá treinou durante dois meses. Depois a família transferiu-se para Farroupilha onde a menina continuou a fazer aulas no DMD, com a Professora Catiane.
Na próxima semana, acompanhada por sua mãe, Tatiana, Laura estará em Porto Alegre participando de treinos e fazendo testes. Torcemos para que Laura tenha sucesso! Será um orgulho para nós, termos em nosso meio uma atleta tão promissora. Já a imaginamos participando de Olimpíadas e conquistando medalhas. Boa sorte, Laura!

Alimentação Saudável

Nessa segunda, as professoras Roselene e Joelma propuseram aos alunos das turmas 311 e 312, uma atividade diferente.
Todos se dirigiram ao salão para ouvirem a história “O Sanduíche da Maricota”.  Os alunos ouviam atentamente a história que a professora Joelma contava. Ela também mostrava as ilustrações. Ao final, alguns alunos comentaram sobre o que acharam da história.
Depois disso, em ordem, uma mesa por vez, se dirigiram à pia para lavar as mãos.
As professoras pediram que uma mesa por vez, novamente, se dirigisse a outra mesa, onde havia os ingredientes: presunto, queijo, alface, tomate, pão. Cada aluno tinha um gosto diferente, alguns não gostavam das saladas, já outros preferiam somente a salada, outros gostavam de tudo. Mas quando a professora Roselene lhes disse que havia crianças que não tinham nada para comer, os alunos resolveram experimentar os sabores diferentes, alguns aprovaram os novos sabores, já outros não. Essa atividade foi bem importante para ensinar aos alunos como deve ser uma alimentação saudável.
Professora Joelma contando a história.
Alunos preparando seus sanduíches.


 Aluna da turma 311, Victoria Guizzo.

Viagem para PUC em POA.
Já os alunos da 7ªs séries, s séries e 6os anos estão ainda mais felizes por causa do passeio que será realizado no dia 12/07 para as 7ªs séries e no dia 14/07 para as s séries e 6os anos. Na companhia da professora Liliam, os alunos poderão ver um show no Planetário e também poderão ver o Museu.
Após isso, irão até um shopping para almoçar e dar uma “passeada”.
Para os alunos que irão e desconhecem as regras, atenção:
*Não pode comer nada dentro do museu. Ex: Bala,Pirulito,Chiclete..
*Poderão somente tirar fotos de animais não-vivos.
*No museu não podem entras de bolsas ou similares, deve-se deixar tudo dentro do ônibus.Pegar somente da “bolsa”: Celular,câmera fotográfica,dinheiro,documento..
    Quer mais informação? Fale com a professora Liliam, na escola.
Fériaaaaaaaas!
Os alunos da EMAC estão muito felizes por quase estarem nas FÉRIAS de Julho. Com os preparativos para os 15 dias sem aula,a maioria dos estudantes só conversa sobre isso no recreio.
Muita gente diz que vai viajar, outros dizem que vão ficar em casa nas suas quentinhas camas, alguns ficam chateados porque ficaram sem estudar por 15 dias  ,outros nem sabem o que vão fazer.
Entrevista com jogadores
Os alunos dos 2os anos, na última sexta-feira, foram ao Estádio das Castanheiras para estimular os atletas a jogarem com muita garra, vencer o Campeonato e ingressar na Primeira Divisão. Foram de ônibus, levados pelo Vereador Antonio Chiele e por seu filho Guilherme, Presidente da Associação de moradores do Bairro São Luiz. Lá fizeram uma entrevista com os jogadores, sendo que cada um teria um jogador diferente para entrevistar, fizeram aos jogadores perguntas básicas como: Qual é o seu nome? Qual a sua posição? De onde cada veio? Entre outros. A oportunidade deve ter sido muito boa, pois os alunos dos 2os anos gostaram bastante da experiência.
Concurso Capa do Vermelhinho
A professora de Artes, Lucídea Pessin, está deesenvolvendo com os alunos do turno da manhã um desenho para capa do guia telefônico municipal “O Vermelhinho”. O tema da capa de 2012 é “Leia imagens, palavras, leia o mundo”. Quando todos estiverem prontos, vamos torcer para que o desenho escolhido seja da nossa escola, mas para isso acontecer, vamos caprichar bastante, pois quem não gostaria de ter seu desenho na capa do guia telefônico do município de Farroupilha “O Vermelhinho”?
Inauguração da quadra
A Inauguração da quadra, após tanta espera, ocorrerá no dia 15 de julho, sexta feira, com presença de alunos, pais, autoridades municipais e Federais. Aguarda-se a presença do deputado Pepe Vargas, o autor da Emenda Parlamentar que garantiu a Quadra para a Escola.
Interséries de futsal 2011
As interséries de futsal 2011 ocorreram no dia 8 de julho, terça-feira.  Participaram os alunos de 6os anos a 8as séries, separados em duas chaves: a primeira era dos 6º anos e 6ª séries, sendo que a campeão foi a 612 A, em 2º lugar, a 601, seguida por 602B, e na 4ª posição ficou 612B. Já a segunda chave era das 7as e 8as séries, a campeã desta chave foi a 801A, em 2º lugar 701A, seguido por 802 e na 4ª posição ficou 702A.


Formatura Patrulha Ambiental 
No dia 15 de julho, às 18h 30min, ocorrerá a formatura da patrulha mirim, onde os alunos selecionados das 6as e 7as séries terão que fazer os movimentos ensaiados nas aulas que acontecem nas segundas feiras às 15h 15min e nas quartas feiras às 14h 30min, os movimentos são: “descansar, sentido, cobrir, firme, entre outros.” Além de todos esses movimentos, um integrante do grupo fará o juramento do patrulheiro. Será bem legal, se puder, venha assistir.

terça-feira, 5 de julho de 2011

EXCURSÃO PARA POA
Dia 12 de julho, terça feira, as sétimas séries, e dia 14 de julho, as 6ªs séries, coordenados pela professora Lilian Charan, de Ciências,viajarão, a Porto Alegre para visitar o museu da PUC. A professora incentivou os alunos a participarem garantindo que o passeio será emocionante e muito divertido, mesmo com o preço um pouco alto. Segundo ela, que quem não for estará perdendo uma excursão inesquecível! Então, a galera está morrendo de vontade que o passeio chegue logo. Todos vão se encontrar na frente da escola, às 7h 30min, para enfim irem ao passeio que tão esperado!!!
Futebol faz bem ao corpo e à alma
  Todo menino gosta de jogar futebol! Nas escolas, a modalidade de salão é a mais praticada. Na EMAC há vários campeonatos interséries: de voleibol, basquete, handebol e o mais esperado, o de futebol de salão, que acontecerá na tarde dessa sexta-feira, dia 8.
  Os times serão divididos em quatro chaves, sendo duas chaves de três times e mais duas com quatro times, totalizando 14 times, os 1° e 2° lugares de cada chave passarão para as finais. Serão 18 jogos com pontuação, semifinais e finais, com premiação de medalhas.
 Os jogos interséries serão no Salão comunitário do Bairro São Luiz, ao lado da escola, no turno da tarde, isto é no turno inverso ao da aula. Somente os alunos poderão entrar. Se você é aluno da  EMAC, não deixe de presenciar e viver essa emoção que é o futebol. O futebol faz bem para o corpo e para a alma, pois é um esporte e tem o poder de unir e aproximar pessoas, ou seja, incentiva novas amizades.
Uma Aula diferente no Rancho de Gaudérios
No dia 2 de julho de 2011, numa tarde fria de sábado, mesmo com muita garoa, os alunos e professoras da EMAC, do turno da tarde, aceitaram o convite do CTG Rancho de Gaudérios para uma aula diferente
Lá participaram de várias atividades como aprender a fazer boneca de pano com retalhos e dançar.
No intervalo, os alunos comeram pipoca, beberam suco e chuparam pirulitos
Leia abaixo como, através da poesia, Vinícius e Leandra, da turma 511, contaram o que aprenderam  junto com seus colegas.
Sábado no CTG
Sábado chuvoso
Tarde fria
 O inverno começou
E a gurizada foi ao CTG
Atividades diferentes fazer
Assistir às danças
Fazer boneca de retalho
Dançar o Massanico
E Pezinho
Bota aqui e bota ali
Para esquentar
Um pouquinho
E a Polinésio passava pelo salão
Juntando gente de montão
Esquentou um pouquinho
Chegou a hora do lanchinho
Pipoca e suquinho
De gelatina
Para o menino
Para a menina
Um pirulito
Para dar mais agito
Teve ate doação
E uma surpresa:
Materiais de higiene
E de limpeza
E o microfone
Foi um presentão
Para a escola
Que enfrentou chuva,
frio e cerração.
AULA NO SÁBADO
Neste sábado, dia 2 de julho, algumas turmas do turno da tarde tiveram aula no turno da amanhã. A diretora e as professoras ficaram impressionadas com a ausência de alunos, sendo que uma professora teve um aluno somente. É claro que a maioria dos alunos não veio por causa do frio e da umidade. A manhã estava realmente muito, mas muito fria mesmo. A sensação térmica era de 0º, aproximadamente, às 7h 30min da manhã. Ainda mais os pequenos, acostumados a dormir até tarde e vir para a aula no turno da tarde quando geralmente não faz tanto frio. A aula no sábado é necessária para o cumprimento dos duzentos dias letivos, e quando é organizado o calendário escolar, no início do ano, não é possível saber se o tempo estará chuvoso. É claro que o mês de julho normalmente é frio, mas ao longo do ano são distribuídos os dias letivos e quase todos os meses há algum. Muitos são usados para as comemorações, como dia das mães, Festa de São João, Mostra Literária, entre outros.
Alunos visitam Corpo de Bombeiros
Fotos da visita aos bombeiros no link :
Na semana que antecedeu a data comemorativa ao Dia do Bombeiro, os alunos do segundo ao quinto ano visitaram o Quartel dessa instituição tão importante para a comunidade. Todos adoraram. Transcrevemos aqui alguns textos produzidos pelos alunos da turma 312, coordenados pela jovem professora Joelma.

Passeio ao Batalhão dos Bombeiros
Eu e minha turma fomos ao batalhão do Corpo de Bombeiros. Primeiro o soldado nos mostrou o quartel por dentro.
É muito legal, tem cozinha, garagem, quartos e armários onde guardam seus uniformes e capacetes. Depois fomos dar uma volta com o caminhão que recém tinha voltado de apagar um incêndio.
      (Texto produzido por Pedro Henrique Chiele Bernardi, turma 312 )
Eu nos Bombeiros
Um dia, eu meus colegas fomos ao Batalhão do Corpo de Bombeiros. O soldado que trabalha ali ensinou um jeito de apagar o fogo e depois nos mostrou como era a ambulância do Corpo de Bombeiros, mostrou o quartel por dentro, os dormitórios, a academia e onde comem.
Saímos para dar uma volta na quadra com o caminhão, usamos os coletes e o capacete. Tinha seis caminhões para eles utilizarem para apagar o fogo, para socorrer as pessoas. Eu aprendi muito com a visita aos bombeiros.
      (Texto produzido por Guilherme Gülden, turma 312 )

 
O Mundo maravilhoso da leitura e da escrita
As professoras alfabetizadoras são seres especiais! Elas recebem, no começo do ano, um grupo de crianças, algumas das quais tiveram poucas oportunidades de manusear lápis, tesoura, borracha, livros... materiais característicos da sala de aula. As crianças vêm cheias de vontade, querem aprender a ler e a escrever, mas estão em diferentes estágios de desenvolvimento. Pois as professoras precisam ensinar a todas, mas respeitando cada qual com suas habilidades e dificuldades.
Agora estamos chegando ao final do primeiro semestre e a sala dos professores testemunha momentos ímpares. “Você acredita que alguns de meus alunos já estão lendo”? “Olha o texto que um deles escreveu”! O sorriso é grande, o milagre está acontecendo mais uma vez. Os professores creem que a aprendizagem aconteça constantemente em todas as séries e disciplinas, mas apenas os alfabetizadores têm o privilégio de constatar com tanta clareza a mudança gerada em seus pequenos aprendizes.
Veja o texto produzido pelo menino Gustavo Tomazini de Oliveira, da turma 112, da professora Alair.  Ele nasceu no dia 21 de dezembro de 2004 e veio para a EMAC este ano.  Embora ainda esbarre em alguns detalhes, ele registra seus pensamentos através da escrita de forma organizada e compreensível.